João Pessoa, 02 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
acreditação

Unimed recebe certificação de qualidade do Instituto Qualisa de Gestão

Comentários: 0
publicado em 02/03/2015 às 13h49
atualizado em 02/03/2015 às 10h55

O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley recebeu, na última sexta-feira (27), o certificado de Acreditação Plena Nível II, durante solenidade no Hotel Cabo Branco Atlântico, na Capital. A entrega ocorreu na noite de abertura do II Fórum de Cooperativismo da Unimed Federação Paraíba, que foi realizado durante o final de semana.

O diretor geral do Hospital, Vinicius Formiga, recebeu a certificação das mãos do presidente do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello. O certificado é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) aos serviços de saúde com políticas reconhecidas de qualidade e segurança do paciente.

No Nordeste, apenas 11 hospitais têm a Acreditação Plena Nível II. Na Paraíba, apenas o Alberto Urquiza Wanderley – que em 2010 foi o primeiro do Estado a receber a Acreditação Nível I – tem esta certificação.

Para Rubens Covello, presidente do IQG, órgão certificador credenciado à ONA, identificar o paciente como centro de todas as ações de um hospital é fundamental para que a certificação seja concedida. “A Acreditação foi o primeiro processo de validação de qualidade em 1955, mas no Brasil começou há apenas 15 anos. E o objetivo da Acreditação não é ter uma certificação, mas uma gestão de segurança do paciente”, disse.

Covello disse ainda que o Hospital Unimed tem a governança como modelo de gestão e um modelo de capacitação de liderança. “O médico é o gestor, mas tem que trabalhar com toda a equipe multidisciplinar. No país, apenas 3% dos hospitais são acreditados e o Hospital Unimed é um deles, pois visou a qualidade com foco no paciente e a qualidade de gerenciamento”, disse.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas