João Pessoa, 26 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Vale a pena registrar

Comentários:
publicado em 21/10/2011 às 09h53
A- A+

Pela velocidade e efemeridade das informações até já é matéria vencida, mas a relevância do assunto justifica. Além do mais não seria justo da parte da Coluna – que tanto cobra grandeza de nossa classe política – se omitir a exaltar e reconhecer a brilhante atuação de um paraibano em debate de tão oceânica envergadura.

O brilho de Vital Filho na defesa de uma nova, e mais justa, partilha dos recursos do pré-sal merecem espaço proporcional ao tamanho de sua luta em favor dos estados mais pobres, historicamente esquecidos, feito a Paraíba. Ainda mais quando para isso se torna inevitável enfrentar os interesses robustos do Rio e Espírito Santo.

E o senador paraibano travou esse combate com maestria. Da tribuna do Senado da República não quedou nem mesmo diante dos violentos e histéricos ataques de Magno Malta, Marcelo Crivela, Francisco Dorneles e Lindberg Farias, o grupo mais destacado no front dos estados produtores, já obesamente aquinhoados com o petróleo.

Vitalzinho aumentou a estatura da Paraíba. E, cá entre nós, até o mais gélido ou radical adversário do PMDB sentiu um orgulho danado no peito ao ver, pelas imagens da TV Senado, o mundo político nacional parando para contemplar – concordando ou divergindo – o show de argumentação, conhecimento e jogo de cintura de Vital.

E é nessas horas que a gente vê que a minúscula Paraíba se agiganta quando abraça uma batalha. E é por essas e outras que continuo teimoso e firme na crença de que um dia deixaremos de mirar em espelho pequeno e nos veremos grande.

Expectativa
A Revista Politika divulga hoje os números da corrida pela sucessão municipal nos oito maiores municípios da Paraíba. E traz muitas surpresas. Para uns…

Lexotan
A nova edição aponta acirrado empate técnico entre Luciano Agra (PSB), Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão (PMDB) na disputa em João Pessoa.

Estratégia contra o poder dos criminosos
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, articula a criação de um grande plano de trabalho de combate ao crime organizado na Paraíba. O promotor tem dedicado agenda para contato com autoridades e especialistas na área de diversas partes do Brasil. Recentemente, ele esteve em Brasília e Recife.

O dia seguinte para a família Santiago
“Ele continua cumprindo a rotina normal. Se você for pensar nessas coisas não trabalha. Aliás, se ficasse pensando nesse assunto todo dia ele estaria parado desde o dia da posse”, desabafou o deputado Wilson Filho (PMDB) à Coluna, comentando o day after do senador Wilson Santiago.

Acórdão, trâmites e esperança de demora
Santiago, assessores e conselheiros estão convencidos de que a decisão, com repercussão imediata, pela posse de Cássio, não terá efeito tão veloz como determinado pelo ministro Joaquim Barbosa e os seus pares do Supremo Tribunal Federal. Há apostas na demora dos trâmites.

Precaução
O ex-governador Cássio Cunha Lima já confessou aos mais próximos que só fala em entrevista coletiva, depois que a posse estiver programada.

Lua de mel
O governador Ricardo ignora os boatos de rompimento com Cássio. Sugestivamente, Coutinho foi visitar ontem os estúdios da novela Aquele Beijo.

Balança
O deputado Trócolli Júnior (PSD) enxerga na posse de Cássio o equilíbrio das forças políticas na Paraíba. “É bom para o Estado. É bom para todos”.

Roda viva
Foi interessante ver o aguerrido deputado Frei Anastácio comentando a vitória de Cássio no STF. “Quem ganha é o povo da Paraíba”. Belisca!

Muda tudo
O ex-líder do Governo Maranhão III, Gervásio Filho, admitiu que a saída de Santiago e a assunção de Cássio muda completamente a conjuntura local.

Haja coração!
Cano de escape de todas as confusões do PMDB estadual, o presidente Antônio Souza anunciou que no final do mês fará cirurgia de duas pontes de safena.

Toque feminino
Luciana Eduarda será a superintendente da PRF da Paraíba, em substituição ao atual Walcir Correia. A nomeação deve sair até a próxima semana.

De luto
O curador dos Direitos do Cidadão, Glauberto Bezerra, viajou ontem às pressas ao Ceará para acompanhar o velório e o sepultamento de sua mãe.

Diferenças à parte
Até o vereador Bira Pereira (PSB), vistosa pétala do girassol, reconheceu a atuação do senador Vitalzinho na repactuação da distribuição dos royalties.

Trocadilho
O deputado Manoel Júnior realiza seminário hoje sobre política nacional de resíduos sólidos, ao tempo que tenta amolecer a direção do PMDB.

PINGO QUENTE “Em nenhum momento pensei que seria eu”. Da deputada Daniella Ribeiro (PP) sem passar recibo ao ex-deputado Walter Neto, que atacou a pré-candidatura de uma “boneca maquiada, que se apresenta como símbolo sexual”.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba
 

Leia Também