João Pessoa, 27 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O aumento

Comentários: 0
publicado em 27/01/2015 às 16h50
atualizado em 27/01/2015 às 13h55

Parafraseando a velha máxima envolvendo a figura de Cristo, reajuste salarial, por maior e melhor que seja, nunca agrada a todos. No caso da Paraíba, onde as carências do serviço público são enormes, em particular, não é diferente. O aumento anunciado pelo governador Ricardo Coutinho entrou naquela linha do possível, pelo cenário nacional de arrocho.]

Ricardo certamente enfrentará descontentamentos de setores e críticas dos seus adversários, como desde os primórdios do seu governo. Entidades se levantarão, categorias se queixarão e outras podem até adotar postura mais radical, iniciando mobilização de greve em repartições do Estado.

Poucos, na verdade, encontrarão eco. Não por ausência de razões e justiça para base de reivindicações de melhores salários. No geral, nosso servidor público – importante motor na engrenagem serviço essencial à população – é mal remunerado, pouco estimulado e muito menos reconhecido.

Falta caixa de ressonância mesmo. A conjuntura ajuda o discurso de Ricardo, responsável por cortes, enxugamentos da máquina e congelamento do próprio salário. Poucos Estados, nessa fase econômica do País, estão experimentando a proeza de repor a inflação do período.

Politicamente, também, Ricardo nesse instante está referendado. Acabou de sair das urnas vitorioso. O crédito popular lhe reveste de certa blindagem de desgastes públicos, sobretudo, com o funcionalismo estadual, fatia significativa da coletividade, porém, em minoria absoluta a comparar com o ‘restante’ da população. Se quando precisava de reeleição, segurou a onda, imagine agora.

Coutinho ainda tem um verniz adicional ao seu favor. Sua passagem no Palácio da Redenção vem sendo marcada pela data-base e reajustes anuais. Muito ou pouco, eles existem. E isso, em se tratando de Paraíba, é um diferencial, reconheçamos.

*Reprodução do Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas