João Pessoa, 26 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARA CG

Romero, Rômulo e empresários buscam apoio para o Porto Seco

Comentários: 0
publicado em 26/03/2012 às 15h35

O governador em exercício Rômulo Gouveia, o deputado federal Romero Rodrigues, o secretário Executivo da Indústria e do Comércio, Marcos Procópio; representantes da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, FIEP, CDL e empresários participam nesta segunda-feira (26) de audiência na Receita Federal situada em Recife, Pernambuco.

O objetivo é solicitar apoio dessa instituição com vistas a implantação do Porto Seco em Campina Grande, e a liberação da área destinada ao empreendimento. Segundo Romero é imprescindível o apoio da Receita Federal já que essa instituição trata de isenção tributária para o Porto Seco e contribuirá decisivamente para o empreendimento.

O deputado Romero Rodrigues cobrou através da Câmara dos Deputados, em Brasília, ao Governo Federal, para que seja firmado parcerias através de convênio com o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Campina Grande no sentido de possibilitar a instalação de Porto Seco na cidade de Campina Grande.

O deputado destacou que “vimos solicitar em nome da população do município de Campina Grande/PB, pleitear a instalação de um Porto Seco, para recepção e redistribuição de cargas da região de Campina Grande, que acomodará em um só local o descarrego de distribuição de produtos procedentes de várias partes do país para abastecer o comércio e a indústria desta cidade e região, desafogando o pesado tráfego em áreas centrais da cidade”.

Lembrou que, quando deputado estadual lutou na Assembleia Legislativa da Paraíba reivindicando o envio de solicitação à Presidência da República, ao Governador do Estado, ao prefeito de Campina Grande e as direções da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Associação Comercial e Câmaras de Dirigentes Lojistas da cidade, para a concretização do empreendimento, e agora como Deputado Federal reforço a nossa justa solicitação.

Romero afirmou que são investimentos necessários diante do crescimento da cidade. Campina Grande, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 385.213 habitantes, possuindo área territorial de 620,628 km². O município é conhecido pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, Campina Grande polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços.

Campina Grande possui também vocação comercial e industrial. É lá que está localizada uma das maiores unidades da Coteminas, maior indústria têxtil do país, e a unidade da Alpargatas responsável pelas Sandálias Havaianas, exportadas para todo o mundo, e grandes atacadistas de eletrodomésticos, estivas e cereais.

Ainda, a perspectiva de produção de petróleo no sertão da Paraíba, município de Sousa, coloca Campina Grande em posição de destaque para o acolhimento das empresas que irão se instalar com esse propósito. Equidistante dos principais grandes centros e capitais do Nordeste do Brasil, a localização de Campina Grande é privilegiada. Possui acesso por rodovias amplas e bem conservadas, além de um aeroporto que atende as necessidades básicas para o transporte de passageiros e cargas.

Há tempos, porém, a cidade ressente-se de uma grande obra estruturante, de um grande investimento, seja ele público ou privado, que gere emprego e renda e traga mais desenvolvimento econômico e social para toda a região.

Romero salientou que a implantação de um Porto Seco em Campina Grande será da maior importância para o crescimento não só do município, como para o desenvolvimento de todo o Estado da Paraíba. Campina Grande está próxima das reservas minerais, possui mão-de-obra qualificada e por fim o recém implantado sistema de gás natural, o que ocasiona menor custo à produção, ou seja, existem condições concretas e propicias para a consolidação deste novo pólo, cabendo aos Poderes Públicos acompanharem, auxiliarem e estruturarem este processo em suas respectivas competências.

Com esse empreendimento serão atraídas novas empresas para Campina Grande e para a Paraíba como um todo. A visão de futuro expressa em termos qualitativos e prospectivos, os objetivos enquanto intenções de mudança e as orientações estratégicas consubstanciadas em opções sobre sistema de atividades e posicionamento são apontadas para um horizonte de longo prazo, visto estarmos a falar de um horizonte prospectivo e não de um termo de programação.

Finalmente reassaltou que, “diante do exposto, senhor ministro, é indispensável a participação do Governo Federal, no sentido de possibilitar a instalação de Porto Seco na cidade de Campina Grande/PB, nos termos propostos, o que sugerimos a Vossa Excelência, por importante e urgente, a presente medida”.


Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas