João Pessoa, 07 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARTIU

Vida e morte do poeta Ronaldo Cunha Lima; eleito para tudo na PB

Comentários: 0
publicado em 07/07/2012 às 11h11

 O senador Cássio Cunha Lima em nome de sua mãe dona Gloria Cunha Lima, dos seus irmãos, Ronaldo Filho, Glauce e Savigny e demais familiares, confirmou ao Povo da Paraíba, o falecimento do seu pai, o Poeta Ronaldo Cunha Lima, ocorrido neste sábado dia 07 de julho, as 09h35 horas em seu apartamento, em João Pessoa, no bairro de Tambaú, assistido pelos médicos e familiares.

O ex-prefeito e ex-vereador de Campina Grande e também o ex-deputado estadual, ex-governador e ex-senador e ex-deputado federal faleceu de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer no pulmão. Morreu sedado, sem traumas e em tranquilidade junto a familiares e amigos próximos. O Poeta foi assistido pelos médicos Alexandre Araruna, pneumologista e Rodrigo Cunha Lima, oncologista clínico.

Ronaldo deixa ainda 8 netos e teve 10 irmãos: Aluisio, Ivandro, Lucio, Zelia, Fernando, Roberto, Marta, Maria José, Terezinha e Renato, dos quais 3 são falecidos (Aluisio, Lucio e Fernando).

Enfermidade e Trajetória

Acometido em Brasília por um Acidente Vascular Cerebral ocorrido na noite de 30 de abril de 1999, o ex-governador da Paraíba, que na época era Senador pelo PMDB, lutava ha mais de um ano contra um câncer no pulmão. Chegou a fazer cirurgia em São Paulo. De volta ao Estado, internou-se algumas vezes e continuou o tratamento até que na manhã deste sábado não resistiu à gravidade da doença e veio a falecer em seu apartamento, onde se encontravam em vigília, os familiares mais próximos.

Ronaldo Cunha Lima nasceu no Brejo paraibano, na cidade de Guarabira, a quem sempre tratava com carinho, no dia 18 de março de 1936 e marca a sua existência como uma das mais brilhantes trajetórias políticas da Paraíba em todos os tempos, tendo iniciado a sua vida pública como Vereador em Campina Grande, e eleito em seguida Deputado Estadual. Em 1964, foi conduzido pelo voto à prefeitura de Campina Grande, seu berço político e dos seus familiares, como o ex-senador Ivandro, o atual senador Cássio Cunha Lima e agora, ao candidato a vice-prefeito Ronaldo Filho.

Foi cassado em 1968 pelo regime militar indo morar no Rio de Janeiro. Advogado de reconhecida competência ali constituiu escritório. Conhecia profundamente Direito de Família, entre outros ramos das ciências jurídicas.

Em 1982 volta à Campina onde foi eleito Prefeito mais uma vez. Em 1990 chegou ao ápice da sua trajetória quando, após memorável e histórica campanha, elegeu-se Governador da Paraíba. Em 1994 foi conduzido ao Senado da República. Em 2002, o Poeta venceu para Deputado Federal.

Ronaldo Cunha Lima foi vitorioso, portanto, para todos os mandatos possíveis e nunca perdeu uma eleição entre as que disputou no Estado da Paraíba.


Adolescente

Na adolescência ele foi vendedor de jornais tendo e trabalhando também como garçom. O Poeta contava com orgulho episódios dessa época. Trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, para que pudesse custear os seus estudos tendo em vista que o seu pai, Diogenes, morreu muito cedo e deixou com dona Nenzinha, sua mãe a responsabilidade de criar e educar a família numerosa (11 filhos).

Augusto dos Anjos

Ronaldo tornou-se conhecido nacionalmente, ao se participar em um programa de TV nos anos 70, O Céu é Limite, com o então apresentador J. Silvestre, onde respondia perguntas –as mais detalhadas possíveis- sobre a vida e a obra do escritor paraibano Augusto dos Anjos, sendo um dos maiores conhecedores da vida do ilustre filho de Sapé. Ronaldo sabia de memória, página por página, letra a letra, todos os versos do famoso EU, de Augusto dos Anjos, que foi sua permanente paixão literária.

Estilo Singular

Dono de um estilo único e singular de relacionamento e interlocução que se tornou famoso nos quatro cantos da Paraíba, Ronaldo – que recebeu o título de cidadão da quase totalidade dos municípios do Estado.- mobilizava multidões ao falar em comícios e onde quer que fosse, em versos .

Exímio contador de causos e histórias era possuidor de memória privilegiada e raciocino muito rápido. Ele deixa amigos e admiradores na Paraíba e em todo o Brasil , mesmo entre os que politicamente eram adversários mas que nunca lhe negaram admiração. O Poeta, como ficou sendo chamado carinhosamente em toda Paraíba, sabia e narrava sempre, com sua mente prodigiosa e de forma descontraída, incontáveis “causos” do nosso folclore político e interiorano.

Governador

Quando Governador, teve destacada atuação no Conselho Deliberativo da Sudene. Ali, perante os outros 9 governadores do Nordeste, Ministros e eventualmente do próprio Presidente da República, fez marcantes pronunciamentos em prol do homem do campo e trabalhadores da região semi-árida, que considerava juntamente com seu filho Cássio posteriormente Superintendente do Órgão, como o foco principal e a matriz dos problemas nordestinos. Defendia ardorosamente causas da educação, da saúde e da produção agrícola.

Poesias e Senado

Lançou em concorridas noites de autógrafos, cerca de 15 livros de poesias,muitos versando sobre amor, como “50 Canções de Amor e um poema de Espera”, “ Poemas Amenos, Amores Demais”, “Versos Gramaticais”, este um dos livros mais festejados ainda hoje,”Eu nas entrelinhas-extratos e retratos de minha vida” e sobre Campina Grande, (Roteiro Sentimental – Fragmentos Humanos e Urbanos) cidade por quem nutria declarada paixão, admiração e amor.

No Senado da República fez novamente, memoráveis pronunciamentos sobre a chamada Questão Nordeste – sob todos os seus diversos aspectos – notadamente da Seca e da necessidade da adoção de Programas de Renda Mínima. Relatou a Emenda do Petróleo (flexibilização) e foi autor da chamada Sumula Vinculante, que subordina ás demais esferas da Justiça as decisões – em casos semelhantes – das Decisões do Supremo Tribunal Federal. Judiciário. Economia e Educação foram temas de sua ocupação e foco. Teve os mandatos enriquecidos e documentados em plaquetes e vários livros. (A Seu Serviço, Súmula Vinculante, entre outros).

Minutos após o falecimento de Ronaldo, o senador Cássio postou no Twitter, a primeira informação sobre a morte do pai: “Os poetas não morrem. O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou”.

Ronaldo Cunha Lima – Resumo da Trajetória Política

• 1959 – vereador de Campina Grande

• 1962 – deputado estadual

• 1968 – prefeito de Campina Grande

• 1982 – prefeito de Campina Grande

• 1990 – governador

• 1994 – senador

• 2002 – deputado federal


MaisPB com Assessoria

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas