João Pessoa, 16 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BASE

Deputados federais buscam na disputa municipal se credenciarem à reeleição

Comentários: 0
publicado em 16/09/2012 às 08h48

 A eleição deste ano é para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No entanto, é considerada como o passaporte para a de 2014. Para não perder o voo rumo à Câmara dos Deputados, os parlamentares paraibanos estão participando ativamente das campanhas eleitorais em todo o Estado. Há quem chegue a participar de até dez comícios, em um único fim de semana. Outros estão dormindo até no carro para garantir presença no maior número de municípios possível.

Segundo eles, quem não participar das eleições municipais deste ano tende a ter prejuízos irreparáveis. Para não correr o risco, os deputados federais estão costurando alianças para 2014 já nas eleições de outubro próximo. Apoiar candidatos a prefeitos e vereadores faz parte da estratégia. Visitar as bases eleitorais também, pois, segundo os parlamentares, os eleitores cobram a presença dos políticos em seu reduto eleitoral.

Há quem tenha bases eleitorais em quase todas as regiões. Esse é o caso do deputado federal de primeiro mandato, Hugo Mota (PMDB). Ele informou que foi votado em 222 municípios dos 223 existentes. “De segunda a quinta-feira estou em Brasília e nos demais dias fazendo campanha por todo o Estado”. Já Wellington Roberto (PR) quer chegar ao Senado Federal em 2014 e, por isso, está trabalhando para ampliar as bases eleitorais.

Até quem está na disputa municipal não abandona as bases. O deputado federal Efraim Filho (Democratas), candidato a vice-prefeito de João Pessoa pela coligação ‘Para seguir em frente’ que tem a ex-secretária de Planejamento da Capital Estela Bezerra (PSB) como cabeça de chapa, é um exemplo disso. Ele afirmou que está conciliando a campanha na Capital e no resto do Estado. “Não dá para deixar as bases, pois o prejuízo pode ser muito grande”, afirmou.

Hugo apóia em 45 municípios

Em seu primeiro mandado, o deputado federal Hugo Mota (PMDB) afirmou que está apoiando candidatos da chapa majoritária em 45 municípios paraibanos. Para dar assistência necessária aos correligionários, o parlamentar informou que no período eleitoral passa a maior parte do tempo na Paraíba, mas não falta às sessões de esforço concentrado da Câmara Federal, em Brasília.

De acordo com o peemedebista, o deputado federal tem o papel, enquanto agente público, de prestar contas do seu trabalho à população e de dar apoio político aos aliados que contribuíram para a sua eleição. Para Hugo Mota, o parlamentar tem que ser atuante, atento e preocupado em fortalecer suas bases eleitorais, pois segundo ele, a eleição municipal é uma preparação para a eleição estadual e federal de 2014.

“Quem abandonar suas bases tenderá, com certeza, a ter grandes prejuízos, pois não tem como, em uma democracia como a nossa fazer política sem estar em contato com o povo. Esta é uma forma de apresentar o que já foi feito pelo município e o que ainda se pretende fazer. Além de ser uma forma de renovar o compromisso assumido na eleição passada”, afirmou.

Base de Ruy está em 60 cidades

O deputado federal Ruy Carneiro, que também é presidente estadual do PSDB e coordenador da campanha do senador Cícero Lucena a prefeito de João Pessoa, disse que nessa eleição está atuando junto às bases eleitorais em cerca de 60 municípios paraibanos. Para não falhar com ninguém e fortalecer o vínculo com as lideranças de cada região, o parlamentar disse que estabeleceu um cronograma de visitas que coincida com o colega de partido, senador Cássio Cunha Lima.

“Eu sempre viajo nos finais de semana. Quando a minha agenda coincide com a do senador Cássio, nós viajamos juntos. Quando os locais e os horários não batem, eu viajo sozinho”, contou Ruy Carneiro. Ele disse que as eleições municipais têm uma influência direta nas estadual e federal. “Historicamente, os resultados das eleições mostram que, quando cresce o número de prefeitos aliados também cresce o número de deputados federais e estaduais”, disse o tucano.

Ele disse ainda que quando o parlamentar tem o apoio do prefeito em determinado município, a tendência é de o candidato a deputado ser o mais votado na cidade.

Manoel Júnior reúne esforços

“Eu tenho dormindo dentro do carro, pois na eleição passada me dediquei muito a João Pessoa e abandonei um pouco minhas bases eleitorais em outros municípios e agora tenho que fortalecê-las”. A afirmação é do deputado federal Manoel Júnior (PMDB). Ele disse que está trabalhando em 40 municípios. Em 17 deles para tentar reeleger o prefeito e nos demais fortalecendo candidaturas de oposição à atual administração.

Apesar de reconhecer a ausência em seus redutos eleitorais no pleito passado, o peemedebista afirmou que isso não lhe causou prejuízos eleitorais. “Não causou prejuízos porque nós estamos trabalhando muito pelas nossas bases, através do envio de verbas por meio das emendas parlamentares”, disse o parlamentar. Porém, considera que a presença física é importante, pois segundo ele, a população cobra fidelidade e presença na região.

Para não correr o risco de cometer a mesma falta do pleito passado, o deputado afirmou que está trabalhando diuturnamente, em ritmo intenso para não faltar a nenhum evento dos correligionários. “Para se ter uma idéia, semana passada comecei as atividades no sábado às 16h, em Jacumã, no Litoral Sul, e só terminei no domingo à noite, em Catolé do Rocha, no Sertão. Nesse intervalo demos uma parada rápida para dormir um pouco por volta das 6h40 do domingo, quando chegamos à cidade”, afirmou Manoel Júnior.

Léo Gadelha prioriza as visitas

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) informou que nas eleições de 2012 tem priorizado a visita aos municípios em que obteve mais de 300 votos. Segundo ele, isso aconteceu em cerca de 60 cidades, das 70 em que foi votado. Porém, ressaltou que em outros momentos tem dado atenção a todas as regiões em que tem base eleitoral. Até o momento, o parlamentar contou que já percorreu 35 municípios

“Nós estamos indo aonde temos uma relação direta com as lideranças políticas e com os candidatados a prefeito e vereadores que nos apoiaram nas eleições de 2010. Essa é uma forma de retribuir ao apoio recebido na eleição passada”, afirmou o socialista cristão.

Defensor do voto distrital, Leonardo Gadelha acredita que com o sistema eleitoral do voto proporcional, o deputado acaba tendo que representar os 223 municípios paraibanos. “Com isso, a eleição estadual e federal acaba sendo municipalizada e o parlamentar que não se envolver nesse processo pode ter prejuízos irreparáveis nas eleições subsequentes”, disse.

De acordo com Leonardo Gadelha, o eleitor cobra bastante a presença do parlamentar no município. “Quem não estiver preparado para atender as reivindicações da população e se fazer presente em suas bases eleitorais tende a ir de encontro ao fracasso. Na política, como em todas as áreas há possibilidade para o fracasso e para o sucesso.

Wellington quer multiplicar

Com a pretensão de disputar uma vaga no Senado em 2014, o deputado federal Wellington Roberto (PR) informou que está atuando na campanha para a eleição de outubro próximo em 121 municípios paraibanos. O objetivo é o de fortalecer as bases, multiplicar o número de lideranças e eleger o máximo de prefeitos e vereadores.

Segundo ele, é humanamente impossível visitar todos os municípios durante a campanha política. No entanto, contou que para equilibrar a participação na campanha dos aliados, onde não pode estar presente, grava para o guia eleitoral gratuito de rádio. “Dessa forma, estamos presente na campanha em várias cidades”, disse o deputado.

Para obter êxito na eleição de 2014, Wellington Roberto revelou que dará atenção especial às cidades de Campina Grande e João Pessoa, os maiores colégios eleitorais do Estado.

Wilson defende data unificada

“Eu defendo a unificação das eleições. Em minha opinião, elas deveriam acontecer no mesmo período, pois cada eleição faz com que as casas legislativas e os órgãos judiciais parem”. A afirmação é do deputado federal Wilson Filho (PMDB) que acredita que a realização dos pleitos a cada dois anos prejudica o andamento de diversos setores essenciais para a população.

Por outro lado, contou que a campanha para a eleição de outubro próximo está sendo muito positiva, no sentido do aumento de suas bases eleitorais. O peemedebista afirmou que colabora com as campanhas dos aliados nos finais de semana, pois de segunda a quinta está na Câmara Federal em Brasília.

“No fim de semana nós visitamos várias cidades e participamos de 10 a 15 comícios”, informou o peemedebista.

Jornal Correio da Paraíba

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas