João Pessoa, 24 de abril de 2017 | --ºC / --ºC 02:39 - 2.4 | 08:43 - 0.3 | 14:56 - 2.5 | 21:02 - 0.1 $ Dólar 3,12 - € Euro 3,39

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Desde 1993 exerce as funções de Diretor Executivo da AETC-JP. Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

Sydney Sanches & Ariano

Comentários:
21/04/2013 às 16h01
A- A+

Pelo título destes escritos, logo se percebe que o Ariano aqui referido é o Suassuna – Ariano Suassuna! E também de imediato pode-se perguntar: o que tem a ver Sydney Sanches com Ariano Suassuna? É o que vou esclarecer, a seguir.

Nestes dias 19 e 20 de abril, sexta-feira e sábado, participei do 18º Congresso sobre Responsabilidade Civil e Direito Aplicado ao Transporte Terrestre de Passageiros, realizado em São Roque/SP. É um evento anual promovido através de uma parceria do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo (SETPESP) e a Academia Paulista de Magistrados (APM).

Nesta edição de 2013, os assuntos mais focados foram “Constituição Federal e a Competência Legislativa sobre Trânsito, Transporte e Organização de Serviços Públicos”, “Responsabilidade Civil no Transporte de Passageiros pertinente a Assaltos a Ônibus e Excludentes” e “Responsabilidade da Autoridade Pública no Incêndio a Ônibus”. Expondo a respeito dessa temática lá estiveram, entre outros juristas, os ministros Marco Aurélio Melo (STF), Gilmar Mendes (STF), Paulo Sanseverino (STJ), Marco Aurélio Buzzi (STJ) e Aloysio Corrêa Veiga (TST), afora desembargadores do TJ/SP como Itamar Gaino, Ricardo Cintra e Renato Nalini, não podendo deixar de registrar, também, a participação do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra.

Mas, sem prévia divulgação pelos organizadores do evento, a palestra de encerramento coube ao ex-presidente do STF, ministro Sydney Sanches, que, prestes a completar (dia 26 de abril) 80 anos de idade, fez uma exposição tão bem humorado, “divertida” e atrativa mesma, ao estilo Ariano Suassuna… própria da permanente jovialidade dos grandes.

Sydney Sanches lembrou que, quando presidente do STF, observou que, em determinada sessão, estava, no auditório, um cidadão… literalmente dormindo! Chamou um “capinha” (um daqueles auxiliares do Plenário), de nome Nilton, e orientou que, discretamente, acordasse o cidadão e a ele dissesse que não pode dormir naquele ambiente.O “capinha” voltou ao presidente e foi dizendo: “Ele reclamou por que só se está acordando ele, e não, também, àquele ministro que está dormindo?!”. Esse e outros fatos “divertidos” rememorados pelo ministro Sydney fez lembrar aquela mais recente palestra de Ariano, aqui na Estação Cabo Branco, em que ele disse que certa vez foi “barrado” no Palácio do Governo da Paraíba porque estava sem gravata. E aí ele advertiu o funcionário: “Quer dizer que eu não entro porque estou sem gravata! Pois, saiba que eu já entrei, aqui, nu!…” (Foi nesse Palácio que Ariano nasceu).
 

Leia Também

Ainda Sydney Sanches & Ariano

Pelo título destes escritos, logo se percebe que o Ariano aqui referido é o Suassuna – Ariano Suassuna! E também de imediato pode-se perguntar: o que tem a ver Sydney […]