João Pessoa, 17 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Campina da gente Grande

Comentários:
publicado em 09/06/2013 às 16h37

Basta plantar os pés em Campina Grande para ser tomado pela sensação de se pisar no solo de uma cidade muito diferente. A Rainha da Borborema tem mesmo uma atmosfera toda peculiar. Deve ser essa aura singular que faz do seu povo uma gente especial na forma de amar a terra como uma pátria.

Esse campinismo fica ainda mais latente e à flor da pele no Maior São João do Mundo, evento campinense que virou patrimônio cultural do Brasil, aberto ontem sob a promessa de trinta dias de festa com muito calor humano, inventividade e paixão, sentimentos que tornam Campina um destino obrigatório no mês de junho.

E estando em Campina fica fácil perceber porque a cidade faz a melhor festa do período. O segredo do sucesso está no próprio campinense. Um povo com poesia nas veias e que devota e venera seus poetas, músicos e representantes culturais. Um povo que se ama, sem vergonha da auto-promoção. Uma gente de peito estufado e cabeça erguida.

Nas emissoras de rádio, espaço garantido e repetido à exaustão para os artistas do lugar. Campina se orgulha dos seus e é por isso que os seus se orgulham, louvam e brigam por ela. Essa cadeia de energia e elevada auto-estima irriga as fontes dos corações campinenses. Sempre cheio, feito o bucólico Açude Velho.

Dá gosto sentir Campina Grande de perto e por dentro de suas artérias. Uma cidade que tem cheiro próprio, um ambiente que exala identidade particular. É bom estar em Campina Grande e poder pedir licença aos seus filhos legítimos para, nem que seja por alguns instantes, se sentir um campinense. Mesmo que a cidadania só dure até o último acorde da sanfona no São João.

Volta
Biliu de Campina era só alegria ontem. Abriu a temporada da festa, depois de quase uma década afastado do Parque do Povo. Antes de subir ao palco, descansou durante toda á tarde para fazer bonito no palco.

Fomento-
Artistas da cidade consagrados no forró brasileiro, a exemplo de Capilé e Tom Oliveira, exaltaram a presença da chamada “prata da casa” na programação formatada pela Prefeitura. De fato, um bom exemplo.

No ritmo do forró e da política
O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN), foi à abertura do São João de Campina Grande. Antes, da festa, à tarde, encontrou lideranças políticas da cidade. No restaurante Campina Grill descontraiu com amigos, ouviu e fez avaliações sobre a cartada que atraiu a filiação do ex-prefeito Luciano Agra à ecologia do PEN.

Exemplo
Em Campina, o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) exortou à classe política paraibana a se libertar das picuinhas e não misturar eleição com administração. “Era bom que os políticos da Paraíba aprendessem com Dilma”.

Lágrimas
No Correio Debate Especial de Campina, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, no auge dos seus 78 anos, se emocionou ao agradecer a Deus pela presença do filho (Aguinaldo) no terceiro mais importante ministério do Planalto.

Cutucada
Conquistar o equilíbrio fiscal e financeiro da Prefeitura. Essa é a meta do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), reiterada ontem. “Quando assumimos, a Prefeitura estava no ‘SPC’ e ‘Serasa’”, voltou lembrar o tucano.

Futuro
“Isso só será discutido em 2014, mas é uma aliança que tem tudo para ser renovada”. A leitura é do vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) ao falar da renovação da dobradinha entre o senador Cássio e o governador Ricardo.

Na esportiva
Quando perguntado sobre o que acha do seu adjunto (Moacir Rodrigues) fazer questão de se auto-proclamar titular, o secretário de Interiorização do Estado, Carlos Antônio (DEM), reage apenas com um leve e breve sorriso.

Esperança
A coordenação do PEN começou ontem mesmo a preparar todo o material de marketing que decorará a coletiva de Luciano Agra. O verde predominará nas peças que mostrarão Agra com sua marca registrada: o chapéu panamá.

Marca
“Júlio foi um militante que em todos os momentos deixou muito claro qual era a sua visão”. Do governador Ricardo Coutinho no velório do superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, cremado ontem à tarde no Caminho da Paz.

Sensibilidade
O prefeito Luciano Cartaxo (PT) tomou a decisão correta ao adiar o jantar em que secretários e lideranças políticas festejariam seu aniversário no Tererê. Ele preferiu respeitar o clima da morte do petista Júlio Rafael.

Peso
Pelo volume do Encontro Estadual do PSD no Hotel Tambaú ontem, o vice-governador Rômulo Gouveia mostrou musculatura e ramificação do partido Paraíba afora. Um trunfo a favor de sua pré-candidatura ao Senado.

Boas vindas
Presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro prepara recepção ao presidenciável Aécio Neves em Campina: “Será uma honra recebê-lo e apresentar o modelo do PSDB da Paraíba de administrar, planejar e organizar”.

PINGO QUENTE“Essa parceria vai durar para sempre”. Do secretário-executivo da Interiorização e irmão do prefeito Romero Rodrigues, Moacir Rodrigues, sobre a aliança com o governador Ricardo Coutinho.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba, edição de sábado 08/06/2013.

Leia Também