João Pessoa, 01 de maio de 2017 | --ºC / --ºC 01:43 - 0.5 | 08:06 - 2.3 | 14:26 - 0.5 | 20:49 - 2.1 $ Dólar 3,17 - € Euro 3,46

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Cartaxo entende recado

Comentários:
13/07/2013 às 11h38
A- A+

Entre tantos motivos e queixas, o que mais insuflou a população ir às ruas foi o péssimo e desrespeitoso serviço prestado ao público, apesar da altíssima carga de impostos paga com muito suor pelo brasileiro. O cidadão não agüenta mais ser agredido quando procura o posto de saúde ou quando precisa se deslocar de ônibus, só pra ficar em dois exemplos pontuais.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, parece ter entendido o recado e se antecipado. Ontem, na reunião de avaliação com seus secretários, o petista apresentou a contratação da Falcone Consultores, famosa empresa de consultoria com trabalhos destacados nos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A Prefeitura se prepara para deflagrar um processo de modernização e otimização na sua estrutura e relação com o pessoense, com foco na ampliação dos serviços públicos, a partir de um modelo de gestão que combine redução de gastos e eficiência no atendimento ao público.

Na prática, a gestão que anunciou 40 creches, quatro corredores exclusivos de ônibus, Hospital da Mulher, Centro de Treinamento de Seleções e 20 novos PSF’s sinaliza consciência de que não basta a estrutura, se não dispor de modelo administrativo capaz de operar a contento esses equipamentos.

E é por aí mesmo. Cartaxo acerta na iniciativa e na dose. O momento exige profissionalização do serviço público, tal qual a iniciativa privada, e tratamento de ‘cliente’ ao cidadão. Na verdade, somos bem mais: somos os ‘patrões’ e o serviço público o ‘empregado’. O povo já se apoderou dessa premissa. Só falta os gestores.

Gerenciamento
Em contato com a Coluna, o secretário Marcus Alves informou que a iniciativa do prefeito objetiva a formatação de um modelo de gestão eficaz para gerenciar áreas estratégicas da administração municipal.

Calendário
A Falcone Consultores, que também atuou na Prefeitura de São Paulo, deve seguir cronograma de trabalho de um ano. Começa pelo controle das despesas e depois segue com Saúde, Educação e as demais áreas.

Saúde em JP: uma via crucis
Escalados pela produção, repórteres do Correio Debate (Correio Sat) se passaram por pacientes de urgência e sentiram na pele o drama de quem precisa de atendimento médico nas redes pública e privada de João Pessoa. Espera-se em média duas horas para ao final se obter um atendimento, via de regra, apressado e de baixa qualidade.

Quebra…
Antônio de Pádua, diretor do Sindicato dos Médicos da Paraíba, participou de reunião com o ministro Alexandre Padilha e dele ouviu garantia de que o Governo não optaria pela contratação de médicos estrangeiros.

…De palavra
O encontro com a comitiva médica paraibana foi testemunhado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB). A quebra de palavra do ministro da Saúde terá desdobramentos. “Foi declarada a guerra”, avisou Antônio de Pádua.

Maridão
O radar da Coluna flagrou o deputado Damião Feliciano (PDT) indo às compras, segunda à noite, num grande supermercado da BR-230 em João Pessoa, e fazendo companhia à esposa e médica, Lígia Feliciano.

Mão aberta
O pedetista encheu quatro carrinhos com artigos que variaram de utensílios domésticos a caixas de cervejas. Passeio que custou exatos R$ 1.591,42 ao bolso do parlamentar. Feliciano só economiza mesmo nos discursos.

Consumidor
Outro dia, o vereador Fernando Milanez (PMDB) pegou ar na fila de um supermercado conhecido da cidade. Não viu empacotador, exigiu respeito e sacou logo o celular pra filmar o desrespeito à lei aprovada na Câmara.

Pé no chão
“Meu desejo é disputar o Senado, mas não tenho ideia fixa”. Do ex-senador Wilson Santiago, presidente estadual do PTB, admitindo voltar a pleitear vaga na Câmara Federal, onde se notabilizou como articulador.

Consolo 
Caso decida entrar no páreo de deputado federal, Santiago já tem na manga um plano B para Wilson Filho (PMDB). “Ele tem talento e precisa de espaço pra continuar na política”. O rebento sairia pra Assembléia.

Monitoramento
A Assessoria de Cássio Cunha Lima identificou o assunto que mais gera ‘curtidas’ na página do facebook do senador: menções e homenagens ao pai do tucano, o ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima.

Eixo SP/BSB
Ao lado de Tatiana Domiciano, da Cinep, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) abriu ontem a Feira de Calçados em São Paulo. Hoje, leva empresários para audiência com o ministro Afif Domingos, em Brasília.

Ferida
A articulação do governo Ricardo que se cuide. O protesto programado para amanhã, capitaneado pelo Fórum dos Servidores, promete explorar ao máximo supostas mordomias e privilégios da Granja Santana.

PINGO QUENTE“A vida acontece no município”. Do deputado Ruy Carneiro (PSDB) fazendo côro aos prefeitos que cobram novo pacto federativo e pedem mais ‘$angue’ pra dar vida aos cofres municipais.

*Reprodução do Correio da Paraíba, edição do dia 10/07/2013 (quarta)
 

Leia Também