João Pessoa, 11 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"TOP 5"

Estudo de monitoramento revela ranking das empresas mais engajadas no combate ao câncer

Comentários: 0
publicado em 11/04/2013 às 11h17

 Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. A neoplasia é assunto tão sério que existe uma data dedicada para alertar sobre sua gravidade, o dia oito de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em decorrência da passagem da data, uma empresa de monitoramento de mídia e gestão da informação promoveu um estudo que revelou as empresas e os perfis mais engajados no combate ao câncer.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer foram registradas 3.966 menções, com horários de pico às 11h e às 14h, quando os internautas mais falaram sobre o assunto. Durante as 24 horas de monitoramento foram elencadas as cinco categorias que lideraram o total de citações entre elas: empresas mais envolvidas, maiores influenciadores, mais engajados, órgãos públicos mais evolvidos e instituições mais envolvidas no assunto.

No ranking das cinco empresas mais envolvidas com a causa, todas são do segmento de comunicação, entre elas uma da Paraíba. O twitter oficial do Portal G1 (@g1brasil) aparece em primeiro lugar, seguido do perfil oficial da Construtora MRV Engenharia (@mrvengenharia). Na terceira colocação, aparece o perfil oficial do canal de televisão Tv Tambaú (@TVTambau), do Grupo Marquise. Na quarta colocação aparece o perfil do site sobre publicidade e tecnologia Adnews (@adnews_com_br) e, no quinto lugar, quem teve destaque foi o site sobre criatividade e inovação Hypeness (@hypeness_combr).

De acordo com o Superintendente do Sistema Tambaú de Comunicação, Henrique Kirilauskas, a TV Tambaú trabalha sob o princípio de que o crescimento da empresa se dá não apenas pela gestão, cumprimento de metas e faturamento. Para o gestor duas variáveis são fatores de extrema importância para o crescimento de qualquer empresa, a inovação e a humanização. Ele destaca ainda que o Sistema Tambaú de Comunicação está envolvido em vários projetos sociais.

“Acredito que o de maior destaque seja o nosso empenho justamente contra o câncer, onde encabeçamos também um projeto há 12 anos junto do Hospital Napoleão Laureano no Mc Dia Feliz e, não por acaso, João Pessoa tem a loja que mais vende BigMac no dia da ação no Brasil, ficando à frente de São Paulo por exemplo. A TV Tambaú tem uma força muito grande nas redes sociais, aliado a nosso foco de humanização, fico feliz em sermos reconhecidos por uma causa tão nobre”, afirma o gestor.

No “top 5” da categoria maiores influenciadores no combate ao câncer na rede social, ou seja, os perfis que mais receberam retuitadas das suas publicações sobre o tema está o site Muito Mais Música (@mmmoficial), em segundo aparece o perfil do Thomas Alexander Machado, baterista da banda Restart (@thomasrestart), o twitter oficial do piloto brasileiro de Fórmula Indy Tony Kanaan (@TonyKanaan), conquistou a terceira colocação, seguido pelo Portal G1 (@g1brasil) e pelo perfil de uma torcedora do Corintians (@loukapelotimao).

A pesquisa realizada pela empresa de monitoramento de mídia e gestão de imagem, I2 Inteligência apurou também que, entre os perfis mais engajados em tuitar sobre o assunto, ou seja, aqueles que mais mencionaram as palavras-chaves da pesquisa, aparecem dois perfis voltados exclusivamente para tratar sobre a prevenção do câncer. Liderando o ranking aparece o (@CombateCancer). O perfil de @carloscunhas ficou na segunda posição e o @acrmanhaes em terceiro lugar. Já na quarta colocação está o perfil do Núcleo Assistencial de Pessoas com Câncer (@nucleonaspec), localizado em Salvador. Em quinto aparece o perfil @ngloin.

De acordo com a gerente de monitoramento da I2 Inteligência, Thamires Pacífico, a empresa desenvolveu o estudo no intuito de verificar o alcance do assunto na internet, em uma data estratégica. “A pesquisa foi de grande relevância porque nos possibilitou identificar o perfil das pessoas e instituições brasileiras que se engajaram na causa justamente no Dia Mundial de Combate ao Câncer”.

Mais envolvidos

De acordo com a pesquisa, instituições, órgãos públicos e setores diretamente ligados à saúde também saíram em defesa do combate ao câncer na internet e propagaram o assunto entre seus seguidores através de suas contas oficiais no Twitter. Na sequência das cinco instituições mais envolvidas está a Fundação Abrinq (@FundacaoAbrinq), a clínica de cirurgia plástica Dr. Augusto Pupio (@clinica_ap), o portal de informações médicas Busca Saúde (@bsaude), o perfil oficial do Plano de Saúde Vale Saúde (@valesaude) e o plano de saúde Unimed Noroeste Rio Grande do Sul (@unimednors).

Na esfera pública, as tuitadas que posicionaram os cinco órgãos públicos na lista dos mais envolvidos no assunto está o endereço do Governo do Estado do Rio de Janeiro (@GovRJ) em primeiro lugar, logo após aparece o do Governo de Sergipe (@governosergipe). A Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar (@Sec_de_Obras_RS). Já na quarta posição aparece o Twitter da Prefeitura de Feira de Santa (@PrefeituraFeira), na Bahia, e em quinto está a Prefeitura da cidade de São Gonçalo do Amarante (@SaoGoncaloNews), no Rio Grande do Norte.

Assessoria de Imprensa

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas