João Pessoa, 08 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SÃO JOÃO DE CG

Kassab desembarca na PB dia 6 para encontro estadual do PSD

Comentários: 0
publicado em 08/05/2013 às 17h26

 O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou que desembarca na Paraíba no próximo dia 6 de junho para participar do encontro estadual do partido e da abertura do ‘Maior São João do Mundo’.

“O encontro do PSD acontece em João Pessoa, no dia 7 de junho e deve reunir os vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do partido”, revelou o presidente estadual da legenda, vice-governador Rômulo Gouveia.

Em contado com Rômulo, Kassab reafirmou a liberdade para que Gouveia defina o rumo do partido para as eleições estaduais de 2014, dando ‘carta branca’ para que o dirigente estadual trabalhe o crescimento da legenda na Paraíba.

A meta do PSD na Paraíba é ampliar a representação na Assembleia Legislativa, eleger um deputado federal e Rômulo senador.

Kassab fica na Paraíba até o dia 8 de junho. Na noite do dia 7 ele participa da abertura do ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande.

PSD e PT – Apesar da recente aproximação do PSD com o PT nacional, após a confirmação do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Kassab liberou os diretórios para fazerem as costuras locais que lhes forem convenientes – o fim da verticalização das alianças permite que o partido apoie uma legenda na eleição presidencial e outra na estadual.

Acontece que em 12 Estados onde o PSD se comporta como adversário do PT, mas dirigentes estaduais não descartam aliança com Dilma no próximo ano, porém, a direção nacional do partido garante que nos estados, o PSD subir no palanque local sem o PT.


Veja cenário
– Na Paraíba, o PSD é comandado pelo vice-governador Rômulo Gouveia. O governo que é administrado pelo socialista Ricardo Coutinho (PSB) recebe dura oposição dos petistas na Assembleia Legislativa e por isso deve ficar de lado oposto ao PSD no estado em 2014, porém, Rômulo Gouveia defende a aliança com Dilma e destaca a parceria da presidente com o governo paraibano. “Dilma tem sido aliada de primeira hora em nosso governo e viabilizou grandes projetos para Paraíba, por isso, devemos ficar ao lado da presidente, apesar da resistência de petistas a nossa administração”, disse Gouveia.

É o caso de Minas Gerais, onde o PSD apoia o governo de Antonio Anastasia (PSDB); do Acre, onde a legenda é adversária do PT do governador Tião Viana; do Paraná, onde o partido deve apoiar a reeleição do governador Beto Richa (PSDB); e de Goiás, onde a sigla tem cargos no governo do tucano Marconi Perillo.

"Não teríamos nenhum constrangimento em apoiar o governo Dilma, mesmo integrando o governo do Estado", afirma Vilmar Rocha, presidente do PSD goiano e secretário da Casa Civil do governo Perillo. Em troca do apoio a Dilma, Kassab avisou aos políticos desses Estados que a sigla terá liberdade para trilhar caminhos opostos às pretensões do PT em seus Estados.

O PSD também deve se distanciar do PT no Acre, onde o grupo que fundou a sigla é adversário da família do governador petista Tião Viana. "Já temos votado praticamente tudo com a base do governo federal no Congresso, mas, no Acre, o PSD não tem condições de caminhar com o PT", resume o senador Sérgio Petecão, presidente do PSD no Estado.

No Paraná, os dirigentes do partido de Kassab afirmam que não têm "arroubos de entusiasmo" para apoiar o PT de Dilma, mas admitem que seguirão o plano do presidente nacional do PSD. Nas eleições paranaenses, no entanto, pretendem caminhar ao lado do governador Beto Richa (PSDB). "Nós temos uma ligação muito forte, até emocional, com o Beto. A ideia é tentar lançar candidato próprio em 2014, mas se não houver possibilidade, vão apoiar a reeleição de Richa", diz Alceni Guerra, vice-presidente do PSD-PR.

Assessoria com Estadão

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas