João Pessoa, 23 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
trânsito

Quase 500 pedestres sofreram acidentes em JP

Comentários:
publicado em 23/01/2019 às 10h31
atualizado em 23/01/2019 às 15h12
A- A+

Um total de 495 pedestres foram vítimas de acidentes de trânsito no ano de 2018 em João Pessoa, sendo nove delas fatais. Os dados foram contabilizados entre janeiro e outubro do ano passado, o que indica uma média de quase 50 vítimas por mês. O cuidado com o pedestre é o terceiro tema tratado na semana em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito. A campanha está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Nesta quarta-feira (23), a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP vai estar, a partir das 16h, na faixa de pedestres da Rua Francisco Leocácio Ribeiro Coutinho, no Bessa, em uma faixa de pedestres em frente ao Carrefour. O local foi escolhido para a campanha sobre o tema, e será espaço de panfletagem, informação e orientação.

“Este é o nosso último tema e esperamos trazer um impacto positivo na forma como o motorista enxerga o pedestre no trânsito. Quem anda a pé está na situação mais vulnerável da via e deve ser foco da atenção de todos os outros modais, desde o ciclista até o motorista de grandes veículos. É com esse cuidado que podemos salvar a vida de alguém”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.

Condutores atentos – Algumas atitudes podem ajudar os motoristas a ampliar a segurança no trânsito. Ficar atento aos limites de velocidade e não focar em distrações, como os celulares, enquanto dirigem são as principais delas. “Também alertamos que haja respeito às faixas de pedestre, e que o condutor nunca avance o sinal vermelho ou feche os cruzamentos”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.

Os próprios pedestres podem agir de forma a ampliar sua segurança, principalmente atravessando sempre na faixa. “Os pedestres devem se colocar sempre em local visível ao condutor, aguardar na calçada o momento da travessia e só atravessar quando os veículos pararem totalmente”, explicou Branquinho.

As atividades referentes ao Dia Municipal da Paz no Trânsito acontecem diariamente até o dia 24. Outros temas abordados pela campanha serão o excesso de velocidade nas vias e o uso do celular ao volante. A campanha acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semusb), BPTran, Corpo de Bombeiros, Compav, Comitê Vida no Trânsito, Detran, DER, Dnit, DTTrans, DMTrans, Semob Cabedelo e PRF.

MaisPB

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também