João Pessoa, 25 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRANSPORTE

Ricardo discute melhorias no transporte em Santa Rita

Comentários: 0
publicado em 25/10/2013 às 10h54

O governador Ricardo Coutinho e os diretores do Departamento de Estrada de Rodagem do Estado da Paraíba (DER) receberam, nessa quinta-feira (24), uma comissão de moradores de Santa Rita que pediram a melhoria do sistema de transporte intermunicipal e a apuração do acidente com um ônibus que matou duas pessoas no dia 28 de setembro.

O governador apresentou as providências adotadas pelo DER quanto a apuração do acidente com base no laudo preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e sobre o início da elaboração do edital de licitação para concorrência pública para escolha das empresas de ônibus da cidade.

Ricardo também determinou que o DER agilizasse a vistoria técnica nas empresas que operam na região metropolitana com a inclusão de um representante da comissão de moradores para acompanhar o trabalho. O governador explicou que o DER recomendou aos representantes das empresas de Santa Rita e Bayeux a substituição de parte da frota que não reúne condição de circulação por veículos mais novos, que ofereçam segurança.

Os representantes da comissão e familiares das vítimas do acidente entregaram ao governador um documento que pede abertura do edital de licitação para concessão pública de transporte em Santa Rita, a realização de uma audiência pública para se discutir a qualidade da frota e dos serviços prestados pela empresa, a apuração das causas do acidente ocorrido no dia 28 de setembro e a implantação de um conselho de mobilidade urbana da Grande João Pessoa.

O diretor de obras do DER, Hélio Cunha Lima, informou que o processo para elaboração do edital de licitação já foi encaminhado pelo DER que está contratando um técnico do Ministério das Cidades para levantar todos os elementos para a elaboração do processo licitatório.

Hélio esclareceu que, desde o dia 16 deste mês, está sendo realizada a vistoria nos ônibus da empresa que opera em Santa Rita e que a ação será ampliada para outras que circulam na região metropolitana de João Pessoa com a presença de representante do Ministério Público e da comissão de moradores. “Como medida emergencial, entramos em contato com os proprietários dessas empresas para que o mesmo renove dentro de 30 dias os ônibus mais antigos por outros mais novos e que ofereça melhor serviço e segurança aos usuários”, explicou.

O representante da Comissão, Luiz Cândido de Lima, presidente da Associação Comunitária de Tibiri, disse que há 23 anos a empresa que opera em Santa Rita funciona de maneira precária com ônibus velhos e que quebram constantemente.

Além do governador e dos diretores do DER, Hélio Cunha Lima e Nilsa Magalhães, participaram da reunião Luiz Cândido de Lima, Dailson Soares, Natasha Sousa, Jílio Ivo, Mirleide Dantas, Daniel Marques, Sebastião Bastos Filho, Herberty Vieira, José Humberto, Carlos AlbertoNunes, irmão de uma das vítimas do acidente ocorrido em setembro, e Fernando Pedro Santos, pai de uma das vítimas.

Secom-PB
 

Leia Também