João Pessoa, 19 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TURISMO

Centro de Convenções de João Pessoa tem eventos agendados até 2018

Comentários:
publicado em 31/12/2015 às 11h35

O Centro de Convenções de João Pessoa vai sediar em 2015 vários eventos. O maior deles será o “Congresso Brasileiro de Conselhos Regionais de Enfermagem” que terá a participação de 8 mil congressistas de todo país. Outro destaque será o “Internet Governance Forum”, com a presença de executivos governamentais de 120 países. No ano de 2014, foram captados para o período de 2015 a 2018, um total de 25 eventos associativos, sendo três internacionais.

De acordo com Ferdinando Lucena, gestor do Centro de Convenções, nos próximos quatro anos os eventos vão trazer a João Pessoa cerca de 95 mil turistas que devem injetar na economia da capital R$ 95 milhões. “Esse fluxo de congressistas vai trazer inúmeros benefícios para a cadeia produtiva da região metropolitana, bons negócios para o parque hoteleiro, o setor de alimentação, o comércio e para o Estado que arrecadará tributos como o ICMS”, destaca.

Em relação ao ano de 2013, em 2014 houve um aumento de 15% com a realização de 12 eventos no Centro de Convenções da Capital. A edição da RobCup trouxe a João Pessoa mais de 4 mil visitantes de vários países. “O impacto na economia local, com a circulação de mais de R$ 70 milhões, gerou empregos e desenvolvimento econômico, social e turístico”, comemorou Ferdinando Lucena.

Estrutura – O Centro de Convenções compreende o salão de feiras e exposições, o centro de congressos, o mirante e o restaurante panorâmico, já inaugurados pelo governador Ricardo Coutinho. A última etapa do complexo é o Teatro Ariano Suassuna, em fase de conclusão.

O centro de congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para mais de 2,3 mil pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.

O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação pode ser feito por meio de dois elevadores. Do topo, as pessoas têm ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.

A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis.

O salão de exposições e eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou diversos eventos. O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.

A cobertura do salão de feira e eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve. A área livre para exposições não tem laje.

MaisPB com Secom-PB

Leia Também