João Pessoa, 11 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BLOG DO GORDINHO

Reviravolta na apuração dos votos; PED do PT pode ir para um segundo turno

Comentários: 0
publicado em 11/11/2013 às 20h54

 Reviravolta no Processo de Eleição Direta (PED) para a escolha do novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba. Após a comemoração e até entrevista coletiva dos partidários do candidato Charliton Machado dado como vencedor da disputa para o diretório estadual, na reta final da apuração dos votos o PED paraibano pode ir para o segundo turno.

Neste momento, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), no Centro da capital, a apuração dos votos das últimas oito cidades está suspensa, depois de uma confusão e bate-boca entre os integrantes e apoiadores petistas das três candidaturas na disputa.

Ainda falta apurar cerca de 700 votos que podem levar a um segundo turno, já que Charliton Machado, neste momento, está com 51% dos votos, Lenildo Morais com 30% e Luiz Couto com 19. Ainda falta apurar cerca de 300 votos de Mamanguape, 200 de Sousa e outros 200 votos somados de mais seis pequenas cidades.

“Ontem fizeram a comemoração aqui e hoje até entrevista coletiva concederam… Isso é uma soberba, uma falta de respeito”, afirma Feitosa, coordenador do processo eleitoral do PED na Paraíba e secretário estadual de Organização. “A diferença do primeiro colocado para a soma dos votos dos outros dois pode mudar com esses votos a serem apurados. Podemos caminhar, sim, para um segundo turno. Nada está definido”.

Na noite do domingo (10), quando faltava apenas a apuração dos votos de quatro das 13 urnas de João Pessoa, às 20h45, os integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) já teriam a confirmação de que não haveria segundo turno no Processo de Eleição Direta (PED) na Paraíba e nem na capital do estado. Com 1.044 votos obtidos até aquele momento na capital, Charliton Machado já era apontado como o novo presidente do diretório estadual do PT paraibano.

O primeiro turno do PED foi realizado no domingo em todo o país. Por meio dele, serão renovadas todas as direções do partido pelo voto direto dos filiados nos 4.808 Diretórios espalhados pelo o Brasil. No dia 24 ocorre o segundo turno. Na Paraíba, 18,6 mil militantes estavam aptos a votar. Concorreram a presidente estadual o professor Charliton Machado, o deputado federal Luiz Couto e o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais.

Na disputa pelo comando pelo diretório municipal de João Pessoa estavam o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU) na Paraíba, Lucélio Cartaxo, e o integrante do movimento de lutas por moradias, Antônio Júnior. Além de João Pessoa, outros 141 municípios paraibanos também participaram do processo.

Blog do Gordinho

Leia Também