João Pessoa, 03 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Napoleão e o transporte coletivo de JP

Comentários: 0
publicado em 03/08/2018 às 11h58

Temos publicado artigos, por óbvio, sobre o transporte coletivo da cidade de João Pessoa, setor em que profissionalmente atuamos desde 1993. Decorrente desta atuação, chegamos a conhecer, operacionalmente, o transporte coletivo das 27 capitais brasileiras, isto porque, mesmo estando nessas cidades “só” para participar de reuniões ou seminários, antes de nosso retorno à capital paraibana procurávamos conhecer/visitar alguns pontos específicos onde houvesse maior movimentação (com chegadas e saídas dos ônibus) desses sistemas. E assim fazíamos igualmente em cidades do exterior.

Lembramo-nos, inclusive, que, certa vez, na bem referenciada Curitiba, passamos uma tarde inteira na praça Santos Andrade (bem no centro da cidade) e constatamos que, também lá (lá em Curitiba!) ocorriam reclamações de muitos passageiros porque em relação a certas linhas o intervalo entre os respectivos ônibus chegava a 35 minutos!

A propósito, uns anos atrás o Instituto Brasmarket, em parceria com o jornal DCI (Diário do Comércio, Indústria & Serviços), de São Paulo, realizou pesquisa sobre a satisfação dos passageiros das 27 capitais brasileiras face a qualidade dos serviços de transporte coletivo. A cidade de João Pessoa ficou em 1º lugar e Curitiba em 2º.

Recentemente em artigo destacamos que a grande diferença existente no transporte coletivo dessas cidades está na infraestrutura correspondente a esse setor, infraestrutura esta da responsabilidade de cada governo. E que da parte do setor privado, que, como concessionário, opera as linhas, o empenho é total com o objetivo de (da melhor maneira possível) bem satisfazer aos passageiros.

Tal artigo foi lido pelo jornalista paraibano, hoje atuando em Brasília, Napoleão de Castro, que nos enviou um texto/mensagem que, em resumo, é o seguinte: – “Caro Mário Tourinho, atento li seu artigo e como se trata de um tema que acompanho com atenção aqui em Brasília, resolvi opinar. Faço um trabalho de acompanhamento jornalístico para os nove estados do Nordeste e também Espírito Santo. O transporte público está sempre em minha pauta. É constante minha presença nas 10 capitais em que atuo para a TV e, claro, no meu dia a dia aqui em Brasília. E posso afirmar, sem medo de errar, que o sistema de transporte público de João Pessoa está bem a frente do das demais capitais, seja na qualidade da frota, na conservação dos veículos ou oferta de horários. Claro que problemas existem, mas temos de ser justos. E nesse aspecto nem preciso comparar João Pessoa com nenhuma capital do Nordeste. Basta comparar com Brasília, onde os ônibus estão sucateados, pessoal desmotivado, pouca oferta de ônibus etc. Uma lástima para uma cidade projetada e que é Centro do Poder. Por isto, a quem queira checar se João Pessoa está ou não razoavelmente posicionada no transporte coletivo, conclamo: vem pra Brasília!”.

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas