João Pessoa, 21 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração, presentemente exerce as funções de vice-presidente da APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração). Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

Prefeituras, repintem a sinalização!

Comentários:
publicado em 22/12/2014 às 18h43
A- A+

Partimos do pressuposto de que todas as prefeituras municipais pelo menos cumpram o que estabelece a Lei Federal nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 88, determinativo de que nenhuma via pavimentada seja aberta ao trânsito enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, “de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação”. E o apelo aqui representado através do título destes escritos (“Prefeituras, repintem a sinalização!”) é especificamente quanto à sinalização horizontal.

E por que só em relação à sinalização horizontal?

– Porque do ponto de vista econômico-financeiro todos sabemos que corresponde ao custo menor… aliás, um custo muito pequeno em relação a outras tantas coisas que as prefeituras realizam.

Entretanto, essa “despesa” com a sinalização horizontal propicia um retorno também até de ordem econômica, porquanto ela contribui de modo bem especial para a redução dos acidentes de trânsito… e acidentes podem implicar em mais custos na área da saúde.

Custos à parte, a sinalização horizontal ajuda mesmo é para que melhor vivemos a vida, porquanto também aumenta a segurança do trânsito principalmente em condições adversas como de neblina (e de chuva) e nas noites, afora possibilitar melhor aproveitamento do espaço viário, maximizando seu uso e muito contribuindo para que cada motorista conduza seu veículo bem melhor orientado.

Entretanto, após a abertura das vias obedecendo à lei federal que determina sua sinalização, as prefeituras parecem esquecer que têm de periodicamente as repintar. Observe, leitor(a), aí mesmo em sua cidade, quantas são as vias que ninguém mais nem vê as faixas de pedestres!… E se não dá pra ver as faixas de pedestres, muito menos aquelas linhas que separam uma da(s) outra(s) faixas dos veículos!

Pior mesmo é a falta de repintura nas lombadas… aquelas que só se as vê quando se passa sobre elas e as pessoas tocam suas cabeças no teto do veículo, além de prejudicar a mecânica do carro. Mas, isto pode mudar se cada pessoa começar a acionar judicialmente as prefeituras por tamanha omissão quanto a esta sinalização.
Neste apelo que fazemos às prefeituras para que repintem a sinalização horizontal do trânsito, especialmente as faixas de pedestres, lembramos que essa ação governamental também muito contribui para o embelezamento das cidades, proporcionando elogios até dos turistas que as visitam!
 

Leia Também