João Pessoa, 21 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SERTÃO

Energisa combate gatos de energia em Sousa

Comentários:
publicado em 21/02/2018 às 16h10
atualizado em 21/02/2018 às 16h15

A Energisa iniciou, na manhã desta quarta-feira (21), uma ação de combate a furto e desvio de energia elétrica na cidade de Sousa, no Sertão do Estado.Cerca de 30 equipes da empresa estão envolvidas exclusivamente na ação, que tem o apoio da Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC)

Na cidade, os famosos ‘gatos de energia’ são responsáveis por um desvio que daria para abastecer três mil residências no período de 12 meses.

“A ação foi direcionada para a localidade após, o centro de inteligência no combate a perdas da Energisa diagnosticou que Sousa tem elevado índice de furto de energia”, contou Danillo Lelis, coordenador do Departamento de Combate a Perdas (DECP).

O centro de inteligência no combate a perdas mapeou as áreas, direcionando a ação para os clientes com possível desvio ou furto de energia, sem distinção por classe de consumo como residencial, comercial ou industrial.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia. Durante a fiscalização, a polícia é acionada e o infrator pode ser preso, sendo indiciado em inquérito criminal.

O consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos.

O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, pelos canais de atendimento (0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On).

MaisPB

Leia Também