João Pessoa, 17 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
residencial vista alegre VIII E IX

Mais de 1400 pessoas receberão casa própria em JP

Comentários: 0
publicado em 17/12/2017 às 12h06
atualizado em 17/12/2017 às 15h25
Foto: Dayse Eusébio/ PMJP

O sonho da casa própria para mais 1.408 pessoas será realizado na Capital. É que essas famílias vão se mudar para os apartamentos do Residencial Vista Alegre VIII e IX, localizados no Colinas do Sul, construídos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Esta obra é o maior complexo habitacional já construído pelo governo municipal e terá no total 11 conjuntos. Ainda este mês, os dois condomínios entregues vão ser a nova moradia para 352 famílias.

Entre os contemplados com o Residencial Vista Alegre VIII estão 71 famílias da Comunidade da Beira da Linha, no Alto do Mateus. Já os demais beneficiados que irão para este condomínio e para o Residencial Vista Alegre IX são pessoas que estavam morando em casas cedidas, ocupação irregular e ainda usuários do programa do aluguel social.

O complexo Vista Alegre está construído com planejamento urbano adequado e próximo a escolas, unidade de saúde da família e Cozinha Comunitária. Além disso, o conjunto ganhará a construção de uma nova escola, unidade de saúde e Centro de Referência em Educação Infantil (Crei).

A PMJP garante a relocação dos pequenos para as creches e escolas mais próximo do novo lar. Haverá também a disponibilização do Passe Livre para os estudantes que precisam se deslocar de ônibus até as escolas. Essas ações são um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Educação (Sedec) e Desenvolvimento Social (Sedes). Somente da Comunidade Beira da Linha são 255 crianças e jovens de 0 a 18 anos.

“Antes da mudança, as equipes das secretarias se reúnem com os moradores para explicar como será esse processo, a questão das matrículas das crianças nas escolas do município, a organização do condomínio. Depois que se mudam, os moradores continuam sendo acompanhados por um mês pelo governo municipal para ajudar na adaptação na nova casa”, explicou a secretária de Habitação da PMJP, Socorro Gadelha.

A dona de casa Maria das Graças Lima, moradora da Comunidade Beira da Linha, está empolgada com a mudança e faz planos para a família na nova casa. Moradora do local há pelo menos 30 anos e mãe de quatro filhos, sendo três ainda em idade escolar, ela está segura de que as crianças darão continuidade aos estudos com vagas em novas escolas.

“Vai ser uma mudança completa. Eu moro aqui desde criança e já estava perdendo as esperanças de conseguir uma casa melhor para mim e meus filhos. Graças a Deus conseguimos e vai dar tudo certo”, comemora Maria das Graças.

Quem também está ansiosa é a aposentada Severina Maria da Conceição, de 72 anos. Ela e duas das filhas foram contempladas com apartamentos no Vista Alegre VIII.

“Sei que vai ter colégio para os meus netos e uma estrutura boa para todo mundo, que aqui a gente não tem. Me sinto feliz porque quando está no tempo da chuva a gente não pode sair, tem muita barata, rato, cobra, muito inseto. Moramos dentro do mangue, praticamente. Agora, a gente vai ter uma casa de verdade. Espero ser feliz e ver minha família feliz também”, afirma Maria da Conceição.

MaisPB

Leia Também