João Pessoa, 20 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cultura

Audiência pública discute valorização do forró

Comentários: 0
publicado em 20/11/2017 às 12h31
atualizado em 20/11/2017 às 14h32

A Fundação Espaço Cultural realiza a I Semana do Músico da Paraíba e discute projeto para que o ritmo se torne Patrimônio Imaterial do país. No primeiro dia, uma audiência pública do Senado, realizada nesta segunda-feira (20), em João Pessoa, parlamentares defenderam a valorização do forró pé de serra.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) é a favor da valorização do forró no país. “O forró tem a sua dimensão simbólica, tem a sua dimensão cidadã, tem a sua dimensão econômica extraordinária”, afirmou.

Fátima defende que o forró merece o título de patrimônio imaterial.  “O frevo merecidamente conquistou esse título. Por que não o forró?, questionou.

A senadora pede velocidade para andamento de projeto, que segundo ela, desde 2012 está parado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Fátima conta que uma estratégia usada pelos parlamentares é destinar emendas para acelerar o processo.

“A Comissão tem feito um trabalho junto aos parlamentares, para que contribuam destinando emendas ao Orçamento Geral da União destinada para o Iphan. É necessário toda uma pesquisa de cunho antropológico, histórico, social, e isso carece de recursos”, conta.

O deputado federal Luiz Couto (PT) se diz militante pela luta da arte, especialmente pelo forró. Luiz ressalta que uma emenda de R$ 100 mil foi destinada para pesquisas aprofundadas sobre o tema,  para considerar o forró como atividade imaterial no país.

O petista é um dos defensores do forró pé de Serra.  “O nosso São João tem tirado o elemento do forró pé de serra que é o fundamental. A gente vê bandas que não têm nada de forró”, destacou.

Confira a matéria:

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas