João Pessoa, 19 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

Procon-JP ‘investe’ em campanhas educativas

Comentários: 0
publicado em 19/11/2017 às 15h28
atualizado em 19/11/2017 às 14h08

A prevenção dos conflitos na relação consumerista através de campanhas educativas dirigidas para o consumidor e fornecedor de bens e serviços é realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa neste ano.

Trinta e quatro temas foram divulgados pelo Procon-JP, tomando como base a legislação que assegura os direitos do consumidor.

As campanhas, além de abordarem as leis que regulam a relação de consumo, promovem alertas para promoções sazonais (Dia das Mães, dos Namorados, São João, dos Pais, das Crianças, etc), ‘queimas extraordinários’ no comércio da Capital, o uso da primeira parcela do décimo-terceiro salário, compra segura, dicas ao consumidor durante a greve dos correios, matrículas e lista de material escolar da rede privada.

Só em 2017, o Procon-JP já registrou 8.362 atendimentos por meio do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

De acordo com o secretário Helton Renê, foram massificadas leis importantes como a do Troco, da Fila de bancos, de serviços obrigatórios em restaurantes, de trocas de mercadorias, de segurança alimentar, de nutrientes e ingredientes dos alimentos, planos de saúde, e da linguagem Braille para cardápios e faturas.

Foram trabalhados ainda pela equipe do Procon- JP a nova legislação que regula compras à vista e no cartão de crédito e as resoluções da Anatel para telefonia fixa, TV fechada e internet, além de campanhas educativas, operação de fiscalização em estacionamentos privados e portabilidade bancária.

“Investimos em campanhas educativas para os dois lados da relação consumerista numa tentativa de minimizar os conflitos ainda bem evidentes entre as duas partes. Além de acolher as insatisfações do consumidor, os procons têm a obrigação de, pelo menos, tentar promover a harmonia nessa relação ainda tão conturbada”, afirmou Helton Renê.

O secretário avalia que “dá para perceber que as campanhas educativas são necessárias porque a relação de conflito ainda é muito evidente, como evidencia os números do SAC, que já são quase nove mil este ano. Queremos prevenir o problema antes que ele se instale e a divulgação das leis de proteção ao consumidor é uma das formas encontradas para melhorar essa relação. Sabemos que o problema ainda está longe da solução, mas vamos continuar tentando”, afirmou Helton Renê.

Pesquisas

Além de coletar os preços e indicar onde adquirir o produto mais barato, o setor de pesquisa realiza levantamentos comparativos de alguns produtos como combustível e gás de cozinha para manter uma base de cálculo quando sofrem reajustes e evitar possíveis abusividades.

Este ano foram realizadas pesquisas para preços de combustíveis, carne, hortifrutigranjeiros, artigos para carnaval, material escolar, pão francês, pescado, restaurantes, flores, milho, comidas típicas das festas juninas, fogos de artifícios, gás de cozinha, água mineral, perfume, estacionamento, leite, brinquedos, medicamento genérico, academias de ginástica e material de construção.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas