João Pessoa, 31 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mercado de trabalho

Carreira de piloto estará entre promissoras

Comentários: 0
publicado em 31/07/2017 às 10h37
atualizado em 31/07/2017 às 07h38
Lucas Gomes, que atualmente é gerente de voo da empresa Azul

De acordo com alguns especialistas os próximos anos na aviação civil serão promissores. A combinação entre crescimento da indústria de aviação comercial e a aposentadoria dos profissionais que já estão no mercado impulsionará a criação de postos de trabalho no setor nas próximas décadas.

Um estudo da CAE, empresa especializada no treinamento de pilotos, é de que nos próximos 10 anos serão necessários mais 255 mil comandantes de aeronaves. Já a Boeing divulgou no festival aéreo AirVenture a necessidade de mais de 1,2 milhões pilotos e técnicos nos próximos 20 anos.

É diante deste cenário, que o estudante do 6º período do curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), Lucas Gomes de Sousa, almeja concretizar um sonho de infância. Nascido em São Paulo, o estudante escolheu a ESAC para obter qualificação e uma educação de excelência.

“Quando fiz 16 anos pesquisei algumas profissões e fui atrás de saber quais as necessidades do mercado que eu gostaria de me inserir. Vi que as empresas estavam solicitando profissionais de Ciências Aeronáuticas. Fui procurar e tinha um curso próximo a minha casa em São Paulo, não me agradei muito com a infraestrutura. Alguns amigos que fiz em uma rede de simulação online me falaram da Esac. Não imaginava que em Campina Grande, no interior da Paraíba, teria um curso de excelência nessa área”, disse.

INFRAESTRUTURA – O estudante afirmou que a estrutura do curso superior de Ciências Aeronáuticas da Esac foi um diferencial. “Quando conheci a estrutura fiquei impressionado. Gostei muito dos simuladores, da sala de física, da sala de informática com fones de ouvido que nos proporciona a prática da fonia e a fraseologia. E não poderia deixar de destacar o corpo docente, extremamente qualificado. A Esac será sempre lembrada pela excelente formação que estou tendo aqui. Campina Grande faz parte da minha história”, afirmou.

O Coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas, Juliano Brandt, destacou que a excelência no ensino da Esac tem sido um diferencial na escolha de muitos alunos. Atualmente menos de 15 Instituições no Brasil oferecem o bacharelado em Ciências Aeronáuticas e a ESAC tem investido em laboratórios modernos e atualizados, simuladores de voos. Além disso, a Instituição possui um corpo docente que está inserido no mercado de trabalho da aviação civil.

O coordenador afirmou ainda que todos os cursos oferecidos pela Esac são homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Aqui está inserido em nossa grade curricular os cursos de piloto privado, piloto comercial, piloto de linha aérea. Isso acontece em poucas Instituições no país”, afirmou.

MERCADO – O estudante Lucas Gomes, que atualmente é gerente de voo da empresa Azul, tem visto que o mercado na aviação civil está aquecido. “Vejo no meu dia a dia que as empresas estão com muitos aviões pra chegar. O momento de se preparar é agora enquanto o mercado está se aquecendo. Tenho certeza que a Esac irá formar muitos pilotos qualificados pra atender esse mercado em ascensão”, finalizou.

MaisPB

Leia Também