João Pessoa, 27 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CABEDELO

Hospital oferece refeições com controle nutricional

Comentários: 0
publicado em 27/07/2017 às 10h31
atualizado em 27/07/2017 às 07h32

Humanizar o atendimento, ofertando estrutura bem equipada e eficiente, uma equipe técnica capacitada, e um serviço nutricional adequado ao paciente e seus acompanhantes. Com essa visão, o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) vem conquistando cada vez mais elogios por parte dos usuários cabedelenses.

Entre as principais responsabilidades do serviço hospitalar disponibilizado está o Serviço de Nutrição. Com a oferta média de 350 refeições diárias, em três turnos, o HMMPAB vem se destacando pela qualidade de suas refeições, elaboradas por uma equipe especializada e capacitada.

“Esse tem sido um aspecto prioritário de nossa gestão, entendendo o Serviço de Nutrição como base e prioridade na qualidade de nossos serviços e consequente bem-estar de nossos pacientes. Para tanto, não temos medido esforços na observância da qualidade dos alimentos, desde sua manipulação até os protocolos técnicos dos quais não podemos abrir mão. E esta é uma visão que se estende aos alimentos ofertados tanto aos pacientes, quanto aos seus acompanhantes, bem como aos nossos funcionários”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama.

Segundo o Serviço de Nutrição do Hospital, o papel da equipe de nutrição é sempre proporcionar uma alimentação segura, equilibrada e que possa contribuir para recuperação dos pacientes. Com base nessas exigências, o Hospital oferece um cardápio específico para os enfermos, acompanhantes e funcionários. As refeições são preparadas com variações de tipos de carnes e acompanhamentos que diferem entre as populações servidas, evitando monotonia alimentar.

“Nossa prioridade são os enfermos, mas todas as nossas refeições são liberadas prezando aspectos higiênicos e sanitários, visando atender às leis da nutrição (qualidade, quantidade, harmonia e adequação), ou seja, adequações de macro nutrientes e qualidade sensorial. Portanto, cada conduta dietoterápica é realizada de acordo com o quadro clínico do paciente”, comenta a coordenadora de Nutrição do HMMPAB, Karla Girão.

Ainda conforme a nutricionista, na refeição hospitalar voltada exclusivamente para pacientes alimentados por via enteral são utilizadas dietas exclusivas para cada patologia específica, contribuindo para uma melhor recuperação dos pacientes. “Cada conduta dietoterápica é realizada de acordo com o quadro clínico do enfermo. Para tanto, também contamos com o auxílio dos complementos alimentares. Dessa forma, o Hospital presta cuidados nutricionais a pacientes com úlceras de pressão, diabéticos, renais e hepatopatas. Sempre todos acompanhados pelas nutricionistas, com prescrições diárias atualizadas”, completa Karla.

Cardápio – Para os pacientes sem maiores restrições alimentares são ofertados diferentes tipos de carnes, tais como coxão mole, lombo, peixe e frango, acompanhadas das guarnições sempre disponíveis, a exemplo de arroz tipo integral, raízes e tubérculos, além de alimentos que fazem parte das refeições típicas do nordeste, como feijão, cuscuz, canjicas, entre outras. Já para os funcionários, devido a uma menor restrição nutricional, são ofertados, além dos alimentos supracitados, preparações como feijoadas, lasanhas, panquecas e cremes.

“Não só o Serviço de Nutrição, como toda a Unidade Hospitalar, tem feito pesquisas e orientado nossos usuários a usarem a Ouvidoria, no sentido de registrarem eventuais queixas e críticas, mas também, como se observa, elogios aos serviços aqui prestados. E, como temos registrado, as refeições e dietas oferecidas pelo HMMPAB chamam atenção pelo sabor e qualidade, quebrando o conhecido paradigma de que ‘comida de hospital não tem sabor’, destaca a diretora Multiprofissional do HMMPAB, Pollyana Lacerda.

Para Amanda Pereira de Souza, há 15 dias acompanhando um familiar internado, o cardápio oferecido chamou bastante sua atenção.

“É bem diferente de tudo o que as pessoas falam. As refeições têm cardápio variado, com diferentes tipos de carnes e acompanhamentos, em todos os horários. A sopa servida no jantar é deliciosa, o pão servido é novinho, enfim, não temos motivos para reclamar do serviço”, finalizou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas