João Pessoa, 21 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Em dias chuvosos

STTP alerta condutores sobre cuidados no trânsito

Comentários: 0
publicado em 21/07/2017 às 15h53
atualizado em 21/07/2017 às 13h58

Com as chuvas deste período, a Superintendência de trânsito e transportes(STTP) vem alertando  os condutores de veículos sobre os cuidados necessários para transitar com segurança pelas vias de Campina Grande.

De acordo com orientações da Gerência de Trânsito, é necessário que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada, pois a desatenção e o desrespeito à sinalização já são motivos de acidentes, mesmo fora do período chuvoso, e,com a chuva, os riscos são ainda maiores.

É normal nesse período um aumento no número de veículos nas ruas e das imprudências que resultam em acidentes, ou seja, um aumento no número de colisões. Existe, portanto, a probabilidade do motorista envolver-se em algum acidente. Portanto, a STTP recomenda que cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de prevenção.

O órgão informa que em caso de acidente sem vítimas, apenas com danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. Vale lembrar que se o condutor descumprir esta regra  será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas: o principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, uma poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto e deixa o chão escorregadio e que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape.

Manter uma distância segura em relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época, segundo levantamentos realizados pelo órgão.

A manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado, são dicas que os condutores não podem deixar de lado.

À noite, evitar olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária é fundamental. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no parabrisa, o que prejudica a visibilidade.

O órgão disponibiliza, para informações adicionais e atendimento a população, o telefone 3341.1517.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas