João Pessoa, 22 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja dicas

Foco é diferencial em entrevista de emprego

Comentários: 0
publicado em 22/07/2017 às 14h47
atualizado em 22/07/2017 às 16h52

Com quase 14 milhões de desempregados no Brasil, uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho é supervalorizada. Como consequência, a concorrência cresce e conquistar a vaga acaba se tornando ainda mais difícil. O processo seletivo que é definido pela empresa filtra os profissionais, para no fim, selecionar aqueles que se encaixam no perfil da organização.

Em conversa com o Portal MaisPB, a psicóloga e analista de Recursos Humanos, Ronara Veloso, deu algumas dicas para quem vai passar por um processo seletivo.

      1. Se prepare para a entrevista

Pesquise sobre a empresa que você  vai participar da seleção,  se informe sobre segmento e um pouco da história dela. Saber sobre o cargo que está concorrendo também ajuda. Segundo Ronara, isso demonstra interesse do candidato.

     2. Revise o currículo e faça uma retrospectiva

É importante checar todos os dados que estão no currículo, inclusive relembrar trajetória profissional. Pode acontecer que na entrevista seja perguntado sobre empresas que constam no documento, além de solicitar que você fale alguns casos vividos e atividades desempenhadas lá.

     3.  Seja moderado

Se comporte de forma educada, e escolha roupas adequadas à vaga concorrida. As mulheres devem optar por maquiagem leve, sem exageros.

      4. Olhe no olho

Segundo a psicóloga, quando o entrevistado olha no olho, demonstra verdade e segurança. Também ajuda a mostrar energia, interesse e motivação.

     5. Tenha foco

Dizer que ‘quer qualquer coisa’ não favorece o candidato, tenha em mente vaga desejada. Algumas pessoas já trabalharam em diversas áreas, mas só é relevante citar a área referente ao cargo desejado. Caso contrário, “pode parecer que a pessoa não tem foco”, garantiu a analista de Recursos Humanos.

Sobre o que não fazer, a analista é direta:

      1. Não minta

Não há necessidade de inventar informações, uma vez que o maior interesse da empresa é conhecer o candidato.         Os testes e dinâmicas podem deixar claro que algo não procede, logo a mentira será revelada e as chances da vaga       se anulam.

2. Não fale mal de empresas que já trabalhou

Por mais que tenha acontecido alguma situação negativa, não é bom citar a antiga empresa por esse motivo.

Dentro do processo seletivo, a entrevista é a etapa mais importante e decisiva. Dê atenção a cada pergunta, siga as instruções e boa sorte!

Caroline Queiroz – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas