João Pessoa, 24 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CUIDADOS PREVENTIVOS

Hospital de Trauma de JP realiza atividade em alusão ao Outubro Rosa

Comentários: 0
publicado em 24/10/2016 às 17h57
atualizado em 24/10/2016 às 15h08
Hospital de Trauma, em João Pessoa

Os colaboradores e acompanhantes dos pacientes internos no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram, na tarde desta segunda-feira (24), no auditório da instituição, de palestras sobre a prevenção do câncer de mama e sobre os direitos dos pacientes oncológicos. A ação contou com a parceria da ONG Amigos do Peito da Paraíba e fez parte das atividades do Outubro Rosa na unidade de saúde.

A enfermeira Kalline Araújo ressaltou que os cuidados preventivos salvam vidas.  “Muitas mulheres deixam sempre para depois os cuidados com a saúde, por causa dos compromissos profissionais, familiares e outros. A doença não é uma sentença de morte, mas temos que nos cuidar sempre. O diagnóstico precoce salva-vidas, enfatizou.

Kalline ressaltou que o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos da patologia, alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença responde, hoje, por 25% dos novos casos a cada ano.

O jurista Jonathas Simões aproveitou a oportunidade para explicar aos presentes às leis voltadas aos pacientes oncológicos. “Por meio desta atividade, objetivamos orientar e tornar os profissionais de saúde multiplicadores no que se refere aos direitos voltados aos portadores de câncer. Muitas vezes, uma simples orientação pode diminuir os tramites burocrático e melhorar a qualidade de vida destes, em seu tratamento”, ressaltou.

Na ocasião, os participantes puderam tirar suas dúvidas nos âmbitos da prevenção, cuidados e do direito. “Gostei muito de participar dessa atividade, pois foram quebrados alguns paradigmas que tinha sobre a doença, além disso, foram esclarecidas dúvidas na área jurídica, no que se refere aos direitos que os portadores de câncer têm”, ressaltou a colaboradora Maria de Fátima Ferreira dos Santos.

MaisPB

Leia Também