João Pessoa, 08 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Deca, um senador atacadão

Comentários: 0
publicado em 08/09/2016 às 12h33
atualizado em 08/09/2016 às 13h04
decadoatacadao

Empresário encarna perfil dos suplentes no Brasil; nenhum voto nas urnas e muitos milhões no bolso

José Gonzaga Sobrinho, nome de batismo, e Deca do Atacadão, para o mundo empresarial, chega, oficialmente, hoje ao Senado da República para passar uma temporada de quatro meses, durante a licença do titular, Cássio Cunha Lima.

Financiador antigo e conhecido de candidaturas na Paraíba e neófito em política, Deca encarna bem o perfil dos suplentes de senadores, geralmente marcado pelo poder aquisitivo e a capacidade de bancar os onerosos e milionários custos de campanha majoritária.

Desconhecido e distante do eleitorado, os suplentes do tipo de Deca são na verdade investidores de um ramo cada vez mais parecido com negócio, a política. E ninguém, sobretudo comerciante, investe um centavo sem calcular o capital do retorno imediato. Nesse aspecto e no sistema político que temos, ele não é o primeiro e nem será o último.

Eis o saldo a se contabilizar em caixa, portanto: representante do segmento de venda de alimentos, José Gonzaga ganha fôlego e se fortalece perante seus pares. Fica mais notável, abre novas portas para transações pessoais e capitaliza para si e para os seus.

Essa é a parte que mais toca a sensibilidade do coração de um empresário pragmático, feito Deca. A relação comercial, mercadológica e os seus presumidos lucros entram no atacado.

Mas há também um varejo a justificar o ‘investimento’; a vaidade e a sensação impagável de figurar entre os nomes mais notáveis da política brasileira. Mesmo sem um único voto para chamar de seu.

Serviço…
Deca chega aos tapetes azuis elogiando o titular. “Vou assumir na vaga de um parlamentar que trabalhou por dois anos como líder do PSDB”.

…Pesado
“Não vai ser fácil, mas acredito que com a minha experiência política e de vida, espero dar continuidade ao trabalho de Cássio”, registrou.

Zé PauloDois magos
O governador Ricardo Coutinho vai pelo menos mais duas vezes a Santa Rita para fazer campanha para o deputado socialista Zé Paulo (PSB), candidato a prefeito no município. Com alta aprovação na cidade, Ricardo é cabo eleitoral que desequilibra uma eleição disputada palmo a palmo.

BRASAS
*Procedimento – Confirmada a cirurgia de pólipos do senador Cássio Cunha Lima para esta sexta-feira, em São Paulo.

*Televisivos – Pelo menos duas figuras da TV disputam vaga de vereador em João Pessoa. Sara Cristina, que faz merchandising, e o Chef Adeilton Meira.

*Tiroteio – Depois de Léo Micena (PMB), agora foi a vez de Tony Cultura (PEN) atirar em Berg Lima (PTN).

*Quebrada – Tony apresentou documentos mostrando que a única empresa de Berg abriu e fechou em oito meses.

*Revide – Berg vê nas denúncias uma tentativa de desestabilizar sua candidatura a prefeito de Bayuex.

FALA CANDINHA!
Modalidades
De Dona Candinha, ao lembrar que Cássio teve um milhão de votos: “O suplente é homem de ‘outros’ milhões”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quantas denúncias ainda estão no forno da eleição em João Pessoa?

Marcus-Pestana-foto-George-GianniPINGO QUENTE
“O Congresso não é composto de mulas e cavalos”. Do deputado Marcos Pestana (PSDB-MG-foto), sobre a frase de Renan Calheiros, para quem a cassação dos direitos políticos de Dilma seria “queda e coice”.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas