João Pessoa, 04 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A desistência de Wilson e o apoio à Cida

Comentários: 0
publicado em 04/08/2016 às 10h54
atualizado em 04/08/2016 às 07h58
WhatsApp Image 2016-08-03 at 20.34.36

Deputado adia oportunidade de emancipação política e fortalece projeto de Cida Ramos

Na véspera da convenção, a candidata do PSB, Cida Ramos, marcou ponto ao atrair o deputado federal Wilson Filho, até então pré-candidato do PTB, para sua vaga de vice. É o troco do PSB a adesão do deputado federal Manoel Júnior e do PMDB à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo.

A chegada de Wilson Filho empresta fôlego político, a partir da soma para o guia eleitoral, e mais verniz à candidatura socialista. Na pré-campanha, o deputado conseguiu furar o bloqueio da aparição e construir, pouco a pouco, uma imagem positiva no pleito.

O seu percentual de intenção de votos e a fatia que conquistou devem ir para Cida, já que ele entoou durante todo esse tempo uma pregação de mudança e um tom crítico à atual gestão municipal.

Para a articulação governista, o conteúdo da eleição agora deve ser o da polarização. O Jardim Girassol quer transformar o debate em “eles contra nós”, tentando reprisar os comparativos em que se deram bem em 2014, claro, em circunstâncias totalmente diferentes.

Por óbvio, o movimento foi muito bom para a candidatura do PSB, que carecia desse up-grade nessa reta final. Para Wilson, nem tanto. O deputado perdeu uma excelente chance nessa histórica eleição de 2016.

Com a desistência de Manoel Júnior, havia espaço para uma terceira candidatura. Wilson tinha a oportunidade de chamar atenção nos debates, de aparecer bem e exibir performance de maturidade e sobriedade política. Tinha tudo para se projetar bem na principal cidade do Estado, irradiar perfil para o resto do Estado e escrever uma página como liderança nova. Mas foi vencido pelo velho pragmatismo.

Por…
A tarefa de Wilson é tentar levar consigo o PTC, partido que estava na sua coligação, para o apoio à candidatura de Cida Ramos.

…Partes
Até ontem, lideranças da sigla que, apesar de pequena conta com forte grupo de candidatos a vereadores, resistiam a entrar no ‘bolo’.

Pré…
A articulação socialista levou, também, em consideração a avaliação de imagem de Wilson Filho em pesquisas qualitativas.

…Requisitos
Nessas consultas, a visão do eleitor sobre o deputado soma noutra fatia do eleitor, o mais jovem, para Cida Ramos.

CharlitonNem tudo são flores
Ao Portal MaisPB, o candidato do PT, Charlinton Machado, disparou contra a aliança do PTB com o PSB. Para Charlinton, Cida perdeu a característica e se alinhou com a “Velha República”. Ele condenou a escolha de “um golpista” para a vice. “Não difere nada de Cartaxo que escolheu Manoel Júnior”, criticou.

BRASAS
*Elo – O vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS) teve participação fundamental na articulação da adesão do PTB à Cida.

*Desistente – Como já se esperava, a deputada Daniella Ribeiro (PP) declinou da candidatura em Campina Grande.

*Resolvido – O PP caminha para o esperado: fechar aliança com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB).

*Cemitério – PSD e PSD vivem dilema: recheados de vereadores, não encontram ninguém para coligação.

*Receio – A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) não esconde de ninguém o risco dos tucanos terem muito votos e sobrarem na curva.

FALA CANDINHA!
A volta
De Dona Candinha: “Wilson Santiago ‘construiu’ seu caminho de volta ao Palácio”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Esse ano qual será o partido que vai guardar a ata debaixo do braço?

Ricardo CoutinhoPINGO QUENTE
“As pessoas não gostam de acórdão”. Do governador Ricardo Coutinho (PSB), sobre o Blocão em torno da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas