João Pessoa, 22 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Festa Junina e sua Historia

Comentários: 0
publicado em 22/06/2016 às 10h31

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações das Igrejas católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano).

Tal festa foi cristianizada na Idade Média, se tornando a Festa de São João. Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo António (no dia 13).

Em Portugal, as festas dos três santos populares marcam o início das festas de Verão por todo o país.

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas também ocorrem em grande escala na Irlanda, na Galiza, em partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

Brasil, Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil.

Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.

As principais bebidas e comidas de Festa Junina: Arroz doce, bolo de milho verde, baba de moça, biscoito de polvilho… E muitas comidas de milho, isso dependendo de cada região do Brasil e do Mundo.

No Brasil a uma grande competição entre Caruaru em Pernambuco e Campina Grande aqui na Paraíba, para quem é o melhor e maior São João do Mundo, isso é apenas uma rivalidade sem objetivos de divulgação do que realmente significa esta data para todos nós nordestina, onde podemos viver em família unida e festejando uma bela época.

Esta época é bem mais valorizada mais pouco divulgada ao mundo a fora do que o carnaval, onde é mostrado para os turistas estrangeiros o real valor da mulher em suas vestimentas a caráter e bem vestidas muitas e muitas vezes compostas, ao contrario do carnaval.

Vamos resgatar nossas origens e viver esta época em plena harmonia família.

Viva as Festas Juninas!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas