João Pessoa, 20 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Você cospe ou engole…?

Comentários: 0
publicado em 20/04/2016 às 14h48

Na Roma imperial o marinheiro traidor ou covarde era condenado a ser cuspido na cara por toda a tripulação. Demonstração clara de desprezo frente a pensamentos e comportamentos contrários à honra e à dignidade. Cada cusparada era representativa de uma palavra punitiva, cara a cara com o mentecapto.

Cuspir na cara é agressivo. Muito agressivo. E parece combinar apenas com a figura do opressor. Mas, pode ser extremamente simbólico de uma situação-limite em que o oprimido deixa de reconhecer a força daquele que oprime. Pode ser um gesto contrário à submissão e que explicita o sentimento de nojo frente ao desrespeito aos direitos.

Domingo passado, o deputado federal Jean Wyllys cuspiu na cara do também deputado federal Jair Bolsonaro. Cusparada foi dada durante a votação da Câmara a respeito do prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Um domingo de muita tensão entre os parlamentares e de extremo desrespeito à democracia.

Jean disse ter sido agredido verbalmente antes de cuspir. Acredito. E mesmo que não tenha sido naquele momento, sabemos que ele e todo o movimento LGBT são agredidos sistematicamente por Bolsonaro. A cusparada de Jean – estou certo disso – não pode sequer ser classificada como agressão. Foi uma reação. Eu também cuspiria.

Bolsonaro não quer uma comunidade gay ativa, consciente de seus direitos e que saiba cuspir. Ele prefere – e deseja – uma comunidade LGBT submissa, amedrontada e babando pelo canto da boca. Sim! Porque da boca de quem não sabe cuspir escorre saliva. A passividade frente a ataques homofóbicos permanentes combina com essa baba. E eu acho muito melhor cuspir do que babar…

Por muitos séculos, gays, negros, mulheres, gordos, nordestinos, pobres e muitas outras vítimas da opressão têm engolido calados o martírio da exclusão, do bullying e do desrespeito total. É possível (e doloroso) engolir calado uma agressão. A censura. O boicote. O controle. Mas, não dá para engolir calado a vida toda. Não sei se você engole. Eu prefiro cuspir.

Leia Também