João Pessoa, 05 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sexta-feira

Orçamento Democrático realiza segundo bloco de audiências

Comentários: 0
publicado em 05/04/2016 às 17h05
Governador Ricardo Coutinho

O segundo bloco de audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual será aberto nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, em Mamanguape (14ª Região), seguindo no sábado (9), às 16h, em Esperança (3ª), na segunda-feira (11), às 19h, em Solânea (2ª) e na terça-feira (12), a partir das 19h, em Itabaiana (12ª Região). As audiências devem oportunizar às populações das quatro regiões participantes (55 municípios envolvidos) o diálogo direto com o governo, para a eleição das prioridades de investimentos do próximo ano.

O ciclo de audiências do Orçamento Democrático teve início no dia 18 de março e já foi realizado nas regiões de Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª), São Bento (8ª) e Pombal (13ª). Mais de 6 mil pessoas já participaram, dialogando de forma democrática e direta, sugerindo e reivindicando obras, ações e serviços para as regiões, de acordo com as necessidades consideradas mais relevantes apontadas pelas próprias comunidades.

Para este segundo bloco de audiências, o secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, informa que o governo estará disponibilizando mais uma ferramenta para ouvir a população, por meio da “Cabine Democrática”. “Estaremos disponibilizando a ‘Cabine Democrática’, onde as pessoas, que porventura não conseguirem se inscrever para falar diretamente ao governador e toda a sua equipe de auxiliares no microfone aberto, poderão opinar, sugerir e/ou reivindicar através de formulário aquilo que gostariam de ter argumentado em defesa de alguma reivindicação para a região”, informou. A proposta, segundo ainda Gilvanildo, é abrir mais um canal de escuta e recolher demandas por meio da cabine, apresentando respostas posteriormente para cada uma das reivindicações apresentadas.

Em cada audiência do Orçamento Democrático, a população elege três prioridades de investimentos para a região e logo após esta etapa se realiza o Planejamento Democrático, dialogando entre os conselheiros do OD e os secretários das pastas apresentadas, sobre aquelas prioridades apontadas e quais delas irão direcionar os investimentos do governo para o ano seguinte.

A audiência da região de Mamanguape será realizada no ginásio da Escola Técnica, a de Esperança, no ginásio “O Vovozão”, a de Solânea no ginásio Adauto Silva, localizado no centro da cidade e a de Itabaiana, no ginásio da Escola Estadual Dr. Antônio B. Santiago.

 

Confira as regiões e os municípios deste bloco:

Mamanguape – Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

Esperança – Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areal, Areia, Boa Vista, Bo Vista, Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinho e Remígio.

Solânea – Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Caiçara, Casserengue, Dona Inês, Logradouro, Riachão, Serraria e Tacima.

Itabaiana – Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

OD Mirim – O OD Estadual tem disponibilizado nos locais das audiências um espaço lúdico educativo, o OD Mirim, destinado às crianças que acompanham os pais e as mães, oportunizando maior participação para todos. O OD Mirim é uma política que visa, principalmente, garantir uma maior participação das mulheres, agregando o lúdico para crianças presentes.

Prioridades eleitas – O primeiro bloco de audiências realizado em quatro regiões já elegeu as suas prioridades de investimentos para o próximo ano. Na audiência da região de Cajazeiras foram eleitas a educação (329), saúde (182) e estradas (181); na de Sousa foram priorizadas a educação (284), saúde (244) e abastecimento de água (96); e em São Bento foram eleitas a saúde (495), educação (421) e segurança pública (147).

As prioridades são eleitas por meio do preenchimento das fichas de credenciamentos disponibilizadas nas entradas dos locais das audiências. Todo o processo de credenciamento é feito de forma eletrônica, sistematizado e apresentado até o final de cada plenária pelo próprio governador.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas