João Pessoa, 15 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

PMDB e PSB, uma bomba relógio

Comentários: 0
publicado em 15/02/2016 às 13h30
ricardoemaranhao

Ricardo e Maranhão travam guerra fria: quem cederá?

O governador Ricardo Coutinho e o senador José Maranhão estão acostumados às tensões das pressões políticas. Ambos já enfrentaram momentos críticos em que paciência e sagacidade são diferenciais para conquistar objetivos. Nem que seja pelo cansaço.

Os dois travam nos últimos dias uma guerra de nervos. Ricardo forçando a barra para pressionar o PMDB a retirar candidatura própria e se aliar já no primeiro turno à candidatura do PSB, na Capital, e ameaçando lançar Adriano Galdino em Campina Grande, ao invés do apoio a Veneziano Vital.

Maranhão resiste. Forjado em momentos que lhe exigiram frieza e cautela, segue segurando a onda e diferenciando reciprocidade de agachamento. Aqui e acolá, para sair da parede, vai para o front bem do seu jeito, como fez ao dizer que sem um nome do PMDB no páreo o PSB pode assistir a reeleição de Cartaxo no primeiro turno.

Soldado ricardista, Edvaldo Rosas mandou petardo de volta, chamando a postura do senador de arrogante e receitando humildade ao líder peemedebista.

Por que Ricardo aumenta a carga, mesmo sob o risco de rompimento? Ele precisa tirar o PMDB de cena para estabelecer, de uma vez por todas, a polarização com Cartaxo. Com Manoel Júnior no jogo, corre o risco de ver um inimigo ultrapassar o PSB na corrida.

Por que Maranhão não cede? Sabe que, sem candidato e totalmente rendido, fica eleitoralmente menor do que já é administrativamente no governo girassol.

A aliança é uma bomba relógio em contagem regressiva. Quem explodirá primeiro: Ricardo ou Maranhão?

Ponto de…

Nos bastidores, o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, discorda da postura dos vereadores da legenda, que defendem aliança com Cartaxo no primeiro turno.

…Discordância

Disse isso de viva-voz na reunião de hoje. Acha que o discurso pode apequenar o partido. No público, se resumiu a considerar o encontro “positivo”.

Pra frente…

Um novo encontro foi agendado por Ruy Carneiro entre a bancada tucana e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para a próxima semana.

…Pra trás

Os vereadores querem apressar as definições para antes do prazo da mudança de partido. Já se depender de Cássio, a coisa vai mais pra frente.

adrianogaldinoserioQuarteto

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), deve voltar a intensificar seu discurso de pré-candidatura a prefeito de Campina Grande. Aliados dizem que ele tem números internos que estimulam a pretensão. Galdino esteve no fim de semana reunido reservadamente com os deputados Hervázio Bezerra, Gervásio Filho e Genival Matias e tratando da tese. Mais pressão em cima do PMDB.

BRASAS

*PESAR – O senador Cássio Cunha Lima interrompeu o fim de semana em Brasília e viajou à Campina exclusivamente para o velório do professor Mica Guimarães.

*ATUALIZAÇÃO – Maranhão e Manoel Júnior botaram o papo em dia com Henrique Eduardo Alves (PMDB), ministro do Turismo, no último sábado, em João Pessoa.

*RECADO – O tom da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) foi didático: “Quem apoia Ricardo, apoia João Azevedo”.

*SOLICITADA – A médica Adriana Melo, primeira brasileira a associar a Zyka à microcefalia, viaja na madrugada desta terça para palestra nos Estados Unidos”.

*PATENTE – O ex-deputado Major Fábio se filiou, hoje, ao PTB, como soldado. Nada exigiu a não ser o direito a voz.

FALA CANDINHA!

De dona Candinha sobre a postura do PMDB de peitar o governo e apoiar Manoel Júnior, em João Pessoa: “Estão lendo o livro de Edir Macêdo: Nada a perder”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Quem da política Francisco Justino, o delator da operação Andaime, vai arrastar com ele?

wilson filhoPINGO QUENTE

“Estamos trabalhando para esse projeto ganhar mais corpo”. Do deputado Wilson Filho (PTB), que já está com a alma na disputa de João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas