João Pessoa, 26 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Gastronomia e Consultoria

Comentários: 0
publicado em 26/01/2016 às 18h01

A consultoria em gastronômica traz vários benefícios muito importantes para o cliente: minimiza erros, encurta caminhos dois exemplos fundamentais. Na maioria das vezes, somos contratados por pessoas que vão abrir seus restaurantes e precisam de orientações de alguém com experiência de mercado. Mas, há muitos casos também, em que o restaurante já existe e, por algum motivo, precisa de ajustes que muita das vezes pode ser simples, mas fundamentais para a coisa poder andar.

O serviço oferecido pela consultoria acontece por meio de diagnósticos e processos, tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, diagnosticar possíveis falhas que impedem ou comprometam os lucros e o crescimento da empresa, apontando soluções, recomendando ações e aplicando-as.

Dependendo do caso o profissional Chef consultor oferece parcerias com arquitetos e outros consultores do ramo e nutricionistas. Oferece também um total sigilo das informações da empresa a ser feita a pré-consultoria.
Como todo trabalho existe uma pre-consultoria que se tem um valor a ser cobrado, tudo isso requer uma visita ao local para saber as dificuldades, objetivos, ouvir o cliente, se já existe o cardápio ver seu defeitos ou não…Há uma series de fatores a serem analisados para chegar a um denominador comum.

Após esta visita técnica é feita uma avaliação e passado os valores e as necessidades de cada coisa a serem feitas, que será de grande valor para o trabalho ter um retorno, seja ele a nível de profissionais não capacitados, cardápios que não são aprovados pelos clientes que ali os visitam e uma demanda maior de mudanças.
A descrição de ações que traduzem os aspectos mais importantes de uma consultoria:

Cozinha e ordens

Orientação na criação de um conceito do negócio
Orientação na escolha de profissionais como: arquiteto, fornecedor de equipamentos de cozinha, assessoria de imprensa;
Orientação na elaboração do lay-out de cozinha, bar e área operacional, juntamente com o arquiteto responsável.

Elaboração de cardápio;
Orientação na seleção de fornecedores;
Orientação na compra de utensílios e equipamentos;
Orientação na seleção de funcionários;

Divisão de tarefas e treinamento da equipe.
Treinamento de higiene e manipulação de alimentos;
Elaboração de roteiro de atividades dos colaboradores;
Supervisão do pré-preparo e preparo dos alimentos;
Treinamento de funcionários quanto ao recebimento, armazenamento,
organização e validade dos produtos de acordo com as particularidades do estabelecimento;
Elaboração de fichastécnicas.

Salão e Bar

Contratação da equipe;
Treinamentoprático e teórico;
Desenvolvimento da carta de bebidas;
Quantificação e orientação na compra de enxoval;
Orientação no operacional de funcionamento da casa;
Orientação na montagem do salão.

Estes são apenas requisitos básicos para uma consultoria, que muitas das vezes um cliente não imagina o trabalho que se dar ao profissional e muitas vezes não os valorizam, como em toda profissão existem Profissionais e profissionais.

A escolha e o valor muita das vezes faz a diferença, para pior. Sempre a uma forma de conserta e fazer um novo sucesso de negócios tendo um resultado satisfatório.

Cozinhar é poesia em forma de sabor.

Fica a dica!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também