João Pessoa, 08 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Perdedores têm fantasias. Vencedores, metas

Comentários: 0
publicado em 08/01/2016 às 14h50
atualizado em 08/01/2016 às 11h51

Um novo ano chegou e com ele renovamos nossas esperanças de dias melhores, não é mesmo? A propósito, sempre que se inicia um novo ano muitas pessoas se empolgam e fantasiam que será um ano totalmente diferente, mas a triste realidade é que, com muita frequência, grande parte dessas mesmas pessoas não se predispõe a, ao menos, fazer algo de diferente em suas vidas, não se predeterminam a, pelo menos, trilhar novos caminhos que poderão conduzi-los a novos e melhores resultados.

Sobre esse fato existe uma velha máxima que eu gosto muito. Ela diz o seguinte: “Perdedores têm fantasias. Vencedores têm objetivos e metas”. Não tem outra. Até que saibamos o que efetivamente queremos e para onde estamos indo, o que fizermos não terá propósito e nossos resultados na vida continuarão sendo aleatórios.

Aliás, eu aproveito para te perguntar: você já tirou um tempinho, neste início de ano, para definir aonde realmente deseja chegar? O que deseja conquistar em 2016? Por acaso, aproveitou os primeiros dias deste desafiante ano para definir, efetivamente, o que fará de diferente?

Independentemente de nossas origens ou situação atual, todos nós temos a capacidade de concretizar projetos e sonhos, de alcançar objetivos e atingir metas. Mas a dura realidade, como você já deve imaginar, é que muitos poucos são os que se disciplinam verdadeiramente a isso. Muitos poucos são os que reservam um tempinho, no início de cada ano, para realmente traçar um plano efetivo para suas vidas.

E por que isso ocorre? Penso que por duas razões básicas. Primeiro, por que a grande maioria das pessoas ainda não assumiu a responsabilidade pessoal por suas vidas. Afinal, nem sempre é uma tarefa fácil ter que admitir que somos nós os principais responsáveis por nossas escolhas diárias, não é mesmo? Aliás, nem sempre é fácil assumirmos que os resultados que obtemos – positivo ou negativo – são, na verdade, de nossa inteira responsabilidade. Correto? Segundo, por que falta a essas mesmas pessoas saber como fazer isso, ou seja, como nunca foram ensinadas a isso, como nunca foram estimuladas a seguir suas vidas de acordo com aquilo o que traçaram, elas usualmente acabam tendo dificuldades no estabelecimento de objetivos e metas para suas vidas.

Mas não tem outra. Ter clareza em relação aos nossos objetivos e saber como dividi-los em metas audaciosas nos ajuda, e muito, a economizar energia, tempo e, principalmente, dinheiro. Portanto, meu amigo e minha amiga, se vocês ainda não se conscientizaram desse fato, tenha em mente esses três importantes pontos:

  1. Pessoas que se planejam têm 97% a mais de chances de chegar aonde querem;
  2. Pessoas vitoriosas (e que alcançam o topo) traçam, detalhadamente, um plano de ação para chegar aonde querem chegar;
  3. Pessoas bem-sucedidas fazem, todos os dias, algo relacionado aos seus objetivos e metas; algo relacionado ao seu grande sonho e sua maior missão de vida. Por isso, cedo ou tarde elas acabam chegando aonde se propuseram a chegar.

Pois bem, e quanto a você? Você já definiu aonde realmente deseja chegar? Já definiu o que, efetivamente, deseja atingir neste novo ano?

Aliás, deixe-me fazer outra pergunta: o quão comprometido você está com seus objetivos, sonhos e metas? Especificamente numa escala de 0 a 10 qual é o grau desse comprometimento? E além do mais, você já analisou se o seu objetivo é suficientemente grande para que se sinta desafiado a realizá-lo? E por último, mas não menos importante, quando você pretende alcançá-lo?

Jamais se esqueça de que você se movimenta em direção àquilo em que pensa constantemente, aliás, o que importa nessa vida não é aquilo o que fazemos de vez em quando, mas sim, nossas ações constantes e continuadas.

Quer vencer na vida? Quer finalmente realizar coisas grandiosas neste ano que está apenas começando? Então defina hoje mesmo quais são seus objetivos e metas para 2016. Sente-se e escreva, detalhadamente, no mínimo, três coisas que deseja alcançar (ou resultados que deseja obter) em sua vida pessoal, financeira, física e nos seus relacionamentos. Ah, e não cometa o equívoco de deixar de fora a sua vida espiritual. Sem Deus não somos ninguém, não somos nada!

Finalizo essas minhas breves palavras trazendo um interessante pensamento de Augusto Cury, esse médico psiquiatra e autor de best-sellers. “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos”.

Desejo a você uma profícua semana e, como não poderia ser diferente, um 2016 próspero e muito abençoado!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas