João Pessoa, 26 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
suspeita de antraz

Pacote com pó branco, fa poíica evacuar Grande Mesquita de Bruxelas

Comentários: 0
publicado em 26/11/2015 às 17h56
Bombeiros foram mobilizados na Grande Mesquita de Bruxelas, após um pó suspeito ser encontrado no local(Francois Lenoir/Reuters)

A Grande Mesquita de Bruxelas foi evacuada nesta quinta-feira após um envelope com pó branco ser encontrado por um dos funcionários responsáveis pelo correio. Os bombeiros ativaram um alerta por antraz, mas após uma unidade especial de descontaminação examinar amostras do pó, foi concluído que não se tratava de uma substância química ou nuclear.

“Foi ativado o procedimento por antraz”, informou o porta-voz do serviço de bombeiros da capital, Pierre Meys, à agência de notícias EFE. Segundo Meys, esse procedimento inclui a evacuação e descontaminação de várias pessoas, assim como o deslocamento até o local de várias ambulâncias, um laboratório e especialistas de proteção civil.

Meys explicou que havia sete pessoas no local onde foram encontrados os envelopes, que tiveram de ser examinadas e passar por um processo de descontaminação. Contudo, ele afirmou que estas pessoas não apresentam nenhum sintoma. Além do envelope aberto, mais nove pacotes com o pó suspeito foram encontrados.

Mais tarde, um porta-voz da polícia de Bruxelas comunicou à imprensa que se tratava de um alarme falso e que o pó branco era, na verdade, farinha. A Grande Mesquita de Bruxelas fica no parque do Cinquentenário, um dos locais mais simbólicos da capital belga, a poucas ruas das sedes principais da Comissão Europeia e do Conselho da UE.

O alerta por antraz foi ativado em um momento que Bruxelas passa por um nível máximo de alerta antiterrorista, decretado pelo menos até a próxima segunda-feira. As autoridades locais temem que atentados em cadeia, similares aos do dia 13 de novembro em Paris, atinjam a cidade.

Veja 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas