João Pessoa, 25 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

TCM: governo prepara virada do jogo

Comentários: 0
publicado em 25/11/2015 às 11h01
atualizado em 25/11/2015 às 08h02
Adriano-Galdino-10

Adriano Galdino deflagra processo do TCM com pedido formal de instalação ao governo

Até aqui, o discurso da oposição imperou e ditou a pauta da opinião pública. Agora, é o governo quem vai ocupar espaço e mostrar o outro lado da moeda na novela de instalação do Tribunal de Contas dos Municípios. Como fazer? Invertendo a lógica do debate.

A oposição age em duas frentes: primeiro, invoca os problemas vividos na Paraíba, que não são novos; crise hídrica e segurança pública, ambos agravados, para levantar a contradição de aumento de despesas; segundo, sustenta tese de defesa do trabalho do Tribunal de Contas do Estado, tido e havido como “modelo”.

A bancada governista já deu o tom. Tem munição e dados para mostrar, por A mais B, que o TCE já funciona com dinheiro que seria de direito do Tribunal de Contas dos Municípios. Ou seja, dos 1,3% da receita corrente líquida que detém, somente 0,9% é realmente dele e 0,4%, ou algo em torno de R$ 40 milhões, foram incorporados pela ausência de TCM.

A tese é falar e defender o desmembramento de recursos, mote que amortece e muito os eventuais impactos financeiros da criação e desmobilizam parte do discurso entoado pelo TCE e seus defensores. Resumo da ópera: o governo vai pra cima. Com unhas, dentes e poder de fogo.

Tô…
Dois deputados da oposição têm evitado participar de reuniões da bancada, eminentemente ligada ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

…Fora
Raniery Paulino (PMDB) e Frei Anastácio (PT) não se sente à vontade de participar das discussões. Acham, no fundo, que só serviriam para chancelar comandos de Cássio.

Vigiando o…
Articuladores do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) monitoram vídeos de plenárias do PSB para avaliar o desempenho do secretário João Azevedo, no contato com o público.

…Inimigo
O que conseguiram filmar até agora têm deixado a equipe aliviada. Acham que Azevedo passa longe da ‘Brastemp’ que Ricardo Coutinho vende.

CássioRadiografia pessoense
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-foto) encomendou pesquisa qualitativa à famosa empresa de publicidade brasileira para avaliar o quadro eleitoral de João Pessoa. Cunha Lima quer ter em mãos um mapa conceitual do que pensam os pessoenses sobre a atual gestão e a sucessão municipal da Capital.

BRASAS
*À Coluna, André Coelho (ex-Funjope) avisou: convidado, não participa da Liga da Revanche. Aguarda posição do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), a quem segue.

*Em pouco tempo, o deputado Genival Matias (PT do B) virou homem da estrita confiança do presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

*Ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP) recebe medalha de honra ao mérito da Assembleia, na próxima segunda-feira.

*Em Cajazeiras, a prefeita Denise Oliveira (PSB) ainda não decidiu se vai para a reeleição ou abre espaço para outro integrante do grupo.

*Tucanos aliados a Cartaxo discordam da leitura da Coluna e avaliam: o melhor caminho para Cássio em 2018 é ajudar a eleger Cartaxo em 2016.

FALA CANDINHA!
Sobre a Liga da Revanche, composta por ex-secretários de Cartaxo dispostos a votar em João Azevedo, Dona Candinha soltou: “É uma liga sem liga com Ricardo”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Afora os deputados do PSDB, quem mais faz, realmente, oposição a Ricardo, na Assembleia?

paulomaiaPINGO QUENTE
“Muitos declaravam voto através de um olhar”. Do advogado Paulo Maia, presidente eleito da OAB, em entrevista à MaisTV, sobre os bastidores da eleição, diante do poderio da chapa derrotada.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas