João Pessoa, 30 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A Amidi e o legado de Walter Santos

Comentários: 0
publicado em 30/10/2015 às 01h36
atualizado em 29/10/2015 às 22h44
Walter Santos: desbravador do segmento do jornalismo na internet na Paraíba

Walter Santos: desbravador do segmento do jornalismo na internet na Paraíba

Era julho de 2002 quando comecei a pisar os pés no Chip, laboratório de informática freqüentado pelos estudantes de Jornalismo da UFPB. Entre os acessos, uma página recorrente: o único site de notícias da Paraíba do meu conhecimento até então. O Wscom era leitura diária e inspiração para aprendizado.

Uma década depois, o veículo fruto da ousadia e visão de Walter Santos continua vivo. Mais do que isso, resistindo a muitas tempestades e provando que o faro inquieto, varguandista e empreendedor do filho ilustre do bairro da Torre apontava para o caminho certo; o mercado da comunicação na internet é hoje uma realidade incontestável.

No dia em que a Associação de Mídia Digital se consolida como instituição, referendada pelo Tribunal de Contas do Estado, órgãos governamentais, veículos de comunicação e entidades correlatas, é inevitável o exercício de memória e flashback para reconhecimento de uma figura que merece, nesse instante, nossa homenagem.

O que assistimos ontem no auditório do TCE é uma colheita do que um dia fora plantado por Walter lá no distante 1999. Exortar esse passado é louvar o presente e olhar adiante. Nada é mais pedagógico do que os exemplos, poderosos instrumentos de estímulo e incentivo. Manter esses símbolos em evidência é preciso.

Particularmente, ao olhar aquele ambiente lotado de gigantes e pequenos sites paraibanos, muitos embalados por sonhos e tentativas de afirmação e fortalecimento do setor, com um dia arriscara o rebento de Maria Júlia, foi impossível não rememorar essa trajetória para compreender o curso da caminhada empreendida, em meio a tantos desafios, incompreensões e batalhas.

E o mais comovente: as atribuições e busca de sobrevivência digna tiraram de Walter, em viagem à Brasília, o sagrado e justo direito de celebrar com seus companheiros e sucedâneos esse momento forjado a duras penas, as custas de muita transpiração e resiliência imorredoura, representada naquele ato solene pelo filho, Pablo Forlan, orgulhoso, e com razão, da participação do pai nessa construção histórica.

Justiça…
Merece registro o empenho, dedicação e desprendimento do empresário Fábio Targino (PBagora) para a efetivação da Amidi como entidade de representação ampla e aberta.

…Seja feita
Ponderado e homem do diálogo, Targino tem feito sua parte, abrindo a partir de agora as portas da instituição para chegada de novos e importantes atores do segmento.

Poço de…
O PMDB realiza sua convenção estadual neste sábado, mas o desgaste interno no partido que vai reconduzir o senador José Maranhão não tem data para acabar.

…Mágoas
Ainda magoado com o processo vivido recentemente, o deputado Gervásio Filho (PMDB) desfalcará o evento. “Vou pra lá só pra bater fotos?”, ironiza.

Luís TorresLuís Tôrres e a ‘cartola’ de Cartaxo
“Estão contando até grama para ver se chegam num tamanho”. A metralhada partiu do secretário de Comunicação, Luís Tôrres (foto), na direção da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), em entrevista ao jornalista Anderson Soares, meu companheiro no 60 Minutos, da Rede Arapuan de Rádios. Tôrres acusa Cartaxo do truque de querer transformar arremedos pontuais em “grandes intervenções”.

BRASAS
*Resgate. Eis a palavra que vai ser muito usada pelos socialistas contra Cartaxo em João Pessoa.

*A entrevista de João Azevedo ao Rádio Verdade, ancorado por Nilvan Ferreira, na Arapuan FM, foi recheada de estocadas do secretário.

*Definitivamente, o mar do deputado Manoel Júnior (PMDB) não está para peixe.

*Depois do episódio do Ministério da Saúde, agora foi a polêmica da repatriação de recursos.

*Com direito a voz na tribuna e tudo, o deputado Benjamim Maranhão (SDD) entrou na lista dos que derrubaram o ruidoso projeto .

FALA CANDINHA
Dona Candinha acompanha cada capítulo da crise do PMDB. Sobre a convenção de sábado, ela saiu-se com mais uma: “Vai ter mesmo aquele rodízio que falaram. Sai Zé e entra Maranhão”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se não tiver candidatura própria e coligar com o PSB, quais são os nomes disponíveis do PMDB para vice?

Bira MaisTVPINGO QUENTE
“O prefeito não tem tempo para viver de picuinha”. Do vereador Bira Pereira (PSD), sobre os ataques dos adversários de Cartaxo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas