João Pessoa, 08 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O TCU e o fim do faz de contas

Comentários: 0
publicado em 08/10/2015 às 09h27
atualizado em 08/10/2015 às 06h47

Vital do Rêgo; ligação no passado com o governo não inibiu posição do paraibanoDecisão teve voto do paraibano Vital do Rêgo, cuja ligação no passado com o governo não inibiu posição

Se fizesse vistas grossas a todo o arcabouço incontestável de irregularidades nas contas da gestão da presidente Dilma Roussef, o Tribunal de Contas da União estaria assinando o seu atestado de desmoralização e a imediata conclusão de que serve para tudo, menos para cumprir sua obrigação técnica e constitucional.

A defesa do governo se resumiu a dizer, no máximo, que fez o que os outros fizeram. Ironicamente, uma tese parecida com a usada pelo PT em todos os escândalos de corrupção, genérica e cinicamente atribuídos a mero caixa-dois, como se este não fosse crime e nem depusesse contra o que se espera de partidos e homens públicos.

A decisão é inédita. Aliados e defensores da presidente podem argumentar que ela está sendo um bode expiatório. Se a lógica for essa, devemos fechar as portas do Brasil e entregá-lo ao atraso. Ora, todos os brasileiros, inclusive o PT, lutaram para o avanço das instituições. A posição do TCU, tal qual a atuação da PF e da PGR na Lava Jato, representa esses avanços historicamente reivindicados.

Estranho mesmo e digno de repúdio seria um Tribunal, responsável pela fiscalização das contas públicas, simples e solenemente ignorar os graves deslizes cometidos pelo governo para maquiar os maus gastos. Erros cometidos  para ludibriar e enganar a todos com o objetivo exclusivo e maquiavélico de reeleger um projeto de poder, a qualquer custo, nem que esse preço fosse o desmantelo da conquista da nossa estabilidade econômica.

O TCU contrariou toda a lógica política reinante e suas tradições de agachamento e faz de contas e cumpriu seu dever. Postura didática que bem poderia pedagogicamente inspirar outros tribunais.

Tábua de…
O senador José Maranhão (PMDB) cobrou ontem no Senado celeridade nas obras da Transposição do São Francisco, cujo calendário de entrega sofre seguidas alterações.

…Salvação
Ao 60 minutos – da Rede Arapuan de Rádios –, Maranhão depositou na Transposição a única solução para a crise hídrica na Paraíba. “Não vejo outra saída”, acentuou.

Pode vir quente…
O líder da oposição, Renato Gadelha (PSC) mira sua metralhadora para o secretário de Segurança, Cláudio Lima, a quem atribui perseguições contra policiais paraibanos.

…Que eu estou fervendo
Já Hervásio Bezerra, líder do governo, concentra suas energias na atração de novos nomes à base. Faz segredo, por enquanto, mas já tem adesões na agulha.

Branco MendesPacificação em Alhandra
Mesmo de licença, o deputado Branco Mendes (PEN) alvejou as relações do seu grupo político em Alhandra, sua principal base. Em nome da unidade da oposição, abriu mão de disputar à Prefeitura, pretensão que dividia com o sobrinho Renato Mendes (PSDB). Depois de uma conversa preto no branco, os dois se entenderam.

BRASAS
*O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) prepara programação especial para comemoração dos 151 anos de Campina Grande.

*Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina, sede do encontro do G20 do Semiárido, vê em sua cidade e em Campina Grande dois cases na irrigação e tecnologia.

*Veneziano Vital, deputado e ex-prefeito, jogou campanha nas ruas da cidade para fortalecer a sua visibilidade pré-eleitoral.

*Ainda repercute o formato do Frente A Frente, da TV Arapuan, o novo debate semanal da televisão paraibana.

*O vereador Fuba Maroja (PT) assumiu de vez o script de oposição à gestão Cartaxo.

*Brilhante ator, Mateus Nathergale, de passagem por João Pessoa, almoçou esta semana no Mangai.

FALA CANDINHA!
“Na Paraíba, os governos pedalam, pegam banguela, descem a ladeira sem freio, empinam e dão rabeada”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando o TCE da Paraíba vai ter uma crise de TCU?

anisio maiaPINGO QUENTE
“Os bancos são os sanguessugas da Nação”.
Do deputado estadual Anísio Maia (PT), em solidariedade aos bancários em greve.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas