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Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba - IDEP. Professor do DCSA/CCAE/UFPB. Líder do GAPCIC/UFPB/CNPq.

Fidelização: salvação para os negócios

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publicado em 10/09/2015 às 08h40

O empresário pode se dá ao luxo de escolher o cliente? Ou ainda, ter a certeza que ele sempre irá preferir seu produto? Em tempos de crise, vários pensadores reforçam que devemos esquecer o “s” (da crise), pois aí, todos os esforços seriam direcionados para o termo que se forma: CRIE. Nos dias atuais se faz necessário que as organizações invistam na fidelização do cliente, pois apesar de ser muito importante, poucas marcas conseguiram se confundir com o próprio produto fazendo com que isso seja uma força motivadora das vendas.

São exemplos dessas marcas: Bombril (as esponjas de aço), Gillette (para todos os tipos de barbeador). Para nós nordestinos, o nome ‘Vitamilho’ virou sinônimo de qualquer farinha de milho. Algumas peças publicitárias nos marcam ao longo da história, mas essa “marca” ainda é bem diferente do conceito de fidelização. Fidelizar é produzir uma satisfação inexplicável que motiva o cliente a sempre, mas sempre, preferir consumir esses ou aqueles produtos, mesmo que sejam mais caros, difíceis de serem encontrados, e até mesmo que não supram por completo a necessidade imediata. Em mim, marcaram propagandas como: não esqueça a minha Caloi, compre Baton, a primeira faz tchan, a segunda faz tchun e a terceira…, ou mesmo o experimenta da Schin. Elas fixaram em minha mente suas marcas e, em alguns momentos, influenciaram meus hábitos de consumo.

Por isso, diante de tantas incertezas e de um mercado cada vez mais competitivo, investir na fidelização passa a ser uma estratégia diferencial. Alguns optam pelo cartão, em especial serviços e restaurantes, isso me recorda o sucesso que foi o BomClube/Bompreço e o tantos outros. O mais recente, acho, é o www.safidelidade.com.br com o objetivo promover produtos agregados a recompensas e bônus para clientes fiéis. Todos com a mesma filosofia; cativar o cliente e fazê-lo fiel na comprar dessa ou aquela marca.

Por fim fica a dica: em tempos de crise ou não, investir na fidelização do cliente e atingir um público que sempre consumirá seus produtos, é uma das estratégias que deve estar no topo das metas do mercado de vendas, seja de produtos ou serviços.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

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