João Pessoa, 17 de agosto de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEGUNDA

Prefeito inaugura USF Doce Mãe de Deus e beneficia 1.200 famílias

Comentários: 0
publicado em 17/08/2014 às 14h43

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua nesta segunda-feira (18) o seu calendário de entrega de obras pelo aniversário de 429 anos da cidade. Às 9h, o prefeito Luciano Cartaxo inaugura as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Doce Mãe de Deus, localizada no bairro Valentina Figueiredo.

A obra, que recebeu investimentos de R$ 560 mil, vai atender a 1.200 famílias, o que representa cerca de 4.800 pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) naquela região. A USF Doce Mãe de Deus está localizada na Rua José Carlos Dias Brandão, ao lado da Igreja São Pedro, no Valentina Figueiredo.

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, a obra é a garantia de um melhor ambiente de saúde para profissionais e para a comunidade. “Na nova unidade as pessoas poderão ter conforto e a estrutura ideal para o seu tratamento ou acompanhamento médico, ao mesmo tempo em que nossos profissionais poderão contar com um ambiente digno de trabalho, o que certamente irá se reverter em um atendimento ainda melhor”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, destacou a melhoria da promoção, prevenção e assistência no território, o que será possível com a entrega da nova USF. “Isso acontecerá por meio dos profissionais de saúde da família, complementando com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)”, explicou.

Ações – Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

A unidade contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, agente básica de saúde, dez agentes comunitários de saúde e profissional do Nasf.

Serviços – Na USF serão oferecidas ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A unidade disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

MaisPB com Secom-PMJP

Leia Também