João Pessoa, 02 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
proposta na CMJP

Doulas podem ter atividade regulamentada em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 02/09/2015 às 15h31
atualizado em 02/09/2015 às 12h33

Um grupo de mulheres que atuam como doulas compareceu à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quarta-feira (2), para defender um Projeto de Lei (PL) do vereador Fuba (PT) regulamentando a função na Capital paraibana. Elas se reuniram com alguns parlamentares no gabinete do presidente Durval Ferreira (PP) e trataram sobre as atribuições dessas acompanhantes treinadas para o apoio às gestantes antes, durante e após os partos.

Conforme explicou a diretora multiprofissional do Instituto Cândida Vargas (ICV), Terezinha de Lizieux, as doulas já atuam em estabelecimentos de saúde do Município há cerca de quatro anos, principalmente nas dependências do ICV. “Somos referência em toda a Região Nordeste”, destacou.

Ela também esclareceu que as doulas não desempenham funções de outros profissionais, a exemplo de médicos e enfermeiros, nem interferem nos procedimentos clínicos realizados. “Elas estão ali apenas para cuidar e dar suporte emocional à mulher”, afirmou a gestora.

A enfermeira sanitarista Bruna Grasiele, que trabalha na avaliação de hospitais de todo o País em relação ao cumprimento desse direito das mulheres parturientes, esclareceu que as profissionais são capacitadas e passam por formação e avaliação antes de entrarem em atividade. Ela ainda revelou que existem normas federais garantindo a presença das doulas, caso estas sejam solicitadas. “Estamos lutando aqui para que se siga o que determina o Ministério da Saúde há anos”, completou.

A secretária de Políticas Públicas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Giucélia Figueiredo, também estava presente na reunião e defendeu a importância da aprovação de uma lei municipal regulamentando a atuação dessas profissionais na Capital. “52% da nossa população é feminina, então essa norma estaria zelando por todas as nossas mulheres”, argumentou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas