João Pessoa, 20 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

As cores mudaram

Comentários:
publicado em 12/08/2010 às 11h28

É de causar impressão como cenário político e eleitoral paraibano mudou nos últimos seis meses. Algo que quase ninguém acreditava que se daria pelo menos na proporção atual.

Mesmo empossado no Palácio, o governador José Maranhão (PMDB) inicialmente não causava perante a classe política a famosa "expectativa de poder".

Por alguns motivos até previsíveis, como o desgaste natural acumulado por dois outros mandatos e até a idade avançada.

Do outro lado, o então prefeito Ricardo Coutinho (PSB) parecia surfar numa onda quase impossível de ser contida.

Não passou muito tempo e Maranhão começou a dar a volta por cima. Concentrou ações na atração de novos partidos, aglutinou apoios na Assembléia buscou adesões de prefeitos e até formou base em território onde antes Ricardo reinava; a Câmara Municipal.

A favor do peemedebista entrou a falta de assimilação do eleitor mais esclarecido à aliança feita por Ricardo com o grupo Cunha Lima. Não é possível esconder que a aliança também trouxe dissabores ao coletivo socialista.

Foram fatores que contribuíram para o equilíbrio de forças e posteriormente para uma modificação do quadro político.

Hoje talvez Ricardo, pelo menos reservadamente, entenda que a aliança possa ter sido um erro estratégico.

Por quê não ter apresentado ao eleitorado uma nova opção, sem atrelamentos, no primeiro turno? Havia grandes chances do PSB ir para o segundo turno, mesmo com a candidatura de Cícero Lucena (PSDB).

No segundo turno, Coutinho receberia por gravidade os apoios de Cássio, Efraim e companhia LTDA. Ricardo se juntaria a todos, mas sem "perder" a identidade, como seus críticos hoje advogam.

Aparentemente, a rota traçada não calculou com maior cuidado os perigos das curvas e buracos da estrada.

Leia Também