João Pessoa, 06 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FOLIA DE RUA

22 anos: Picolé de Manga desfila hoje com Gabriel Diniz

Comentários: 0
publicado em 06/02/2015 às 17h29
atualizado em 06/02/2015 às 14h34

Comemorando 22 anos, o Bloco Picolé de Manga desfila na noite desta sexta-feira (6). Ao som de grandes nomes da música paraibana, a concentração acontece no Posto 99, na Avenida Epitácio Pessoa, a partir das 19h. Mantendo a tradição da mistura de ritmos e estilos, o bloco será puxado pelos cantores Gabriel Diniz, Capilé, Ramon Schnayder, Gracinha Telles e Raiany Stefanny. Das consagradas marchinhas carnavalescas aos grandes sucessos da atualidade, os artistas prometem dar ao público o que nunca falta no Picolé de Manga: animação.

De acordo com o presidente do bloco, Lucélio Cartaxo, a festa este ano vai manter a tradição, arrastando uma multidão pela Via Folia. “É uma alegria renovada aproveitar momentos de tanta alegria no bloco, que já desenvolve um trabalho continuado, unindo folia e cidadania, há tanto tempo. O sucesso no carnaval, na verdade, é a coroação de um projeto que traz diversão, mas, também, ajuda a comunidade onde atuamos desde o princípio”, afirmou.

História – O Bloco Picolé de Manga foi fundado em 1993 e já foi palco de shows memoráveis de grandes nomes da música brasileira. Entre os artistas que já vestiram essa camisa estão Margareth Menezes, Daniela Mercury, Alceu Valença e Elba Ramalho. “Em 2014, o Picolé saiu do palco para ganhar os trios. Ao som de Aviões do Forró, o bloco foi para a avenida pela primeira vez, tornando-se um dos maiores blocos de arrasto do país”, destacou Lucas Pires, um dos organizadores do evento.

Estandarte – Ao completar 22 anos, o Picolé de Manga desfila com um estandarte confeccionado pelo artista plástico Dadá Venceslau. Tendo começado sua carreira como artesão, Dadá expôs em feiras típicas em João Pessoa e no Rio de Janeiro. Nos anos 80, já em terras cariocas, começou a sua experiência com a arte circense, o teatro e as artes plásticas.

Social – A folia de fevereiro trouxe, com o tempo, frutos duradouros para diversos bairros e comunidades do Centro de João Pessoa, como Cordão Encarnado, Varadouro e Saturnino de Brito. Berço do bloco Picolé de Manga, a comunidade Cordão Encarnado sedia o Instituto Picolé de Manga, que oferece, desde 2005, programas educativos, culturais e de assistência médica para crianças da região. Em 2015, ano em que completa dez anos de existência, o projeto contabiliza mais de 300 crianças alfabetizadas, número que serve de estímulo para os idealizadores.

SOBRE AS ATRAÇÕES DO PICOLÉ DE MANGA

Gabriel Diniz:

Sinônimo de casas lotadas por onde se apresenta, o cantor Gabriel Diniz tornou-se conhecido nacionalmente em 2014 por sua voz potente, hits na boca do povo, desenvoltura e principalmente a irreverência – marca registrada do artista paraibano. Para o Picolé de Manga, GD, como é chamado carinhosamente pelo seu público, preparou um espetáculo eclético, recheado de músicas próprias e de canções que estão em alta na temporada. “Minha Cara de Preocupação” e “Amor de Copo” estarão nosetlist.

Capilé:

Com quase 30 anos de carreira, o cantor campinense Capilé já é dono de uma extensa discografia, na qual mescla canções autorais com grandes sucessos da música brasileira. Como marca registrada, Capilé possui a versatilidade, sempre passeando pelos ritmos e possibilidades que a música permite.

Ramon Schnayder

Depois de dez anos trilhando sua carreira nos vocais da banda Ala Ursa, Ramon começa a colher os frutos do trabalho solo. Com uma apresentação marcada por muita energia positiva, o cantor leva ao público um som contagiante, que tem como principais influências a MPB, rock, samba e axé. Para o Picolé de Manga ele já garantiu o seu maior sucesso, o hit “Vai Rolar Lindo”.

Raiany Stefanny

Raiany Stefanny & Forró Na Vibe conseguiu se destacar no Carnaval com um repertório descontraído e empolgante. Fervendo ao som do forró estilizado, axé, swingueira e frevo, a jovem cantora alcançou grande destaque no Bloco das Virgens e nas Muriçocas do Miramar, chegando a ser considerada pelos críticos e organizadores do evento como a “revelação na avenida em 2012”.

Gracinha Teles

Gracinha Teles já é uma veterana da avenida. A cantora e compositora, que já participou de diversos festivais e projetos culturais, é figura de proa de movimentos musicais da cidade, a exemplo do Folia de Rua, além de ser a intérprete do hino oficial do Picolé de Manga.

MaisPB

Leia Também