João Pessoa, 02 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OFICIAL

Com 267 votos, Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara

Comentários: 0
publicado em 02/02/2015 às 06h53

A Câmara dos Deputados elegeu nesse domingo (1º), em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. Com 267 votos, o peemedebista não precisou passar pelo segundo turno e derrotou Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (Psol-MG).

Liderando um bloco de 218 deputados, Cunha obteve um número ainda maior de votos. Chinaglia recebeu 136 votos, enquanto Delgado ficou com 100 e o candidato do Psol, oito. O peemedebista saiu ainda mais fortalecido da disputa por ter conseguido indicar o primeiro vice-presidente e o primeiro secretário da Casa.

Apesar de pertencer ao partido do vice-presidente Michel Temer, o triunfo de Cunha é uma derrota para o Palácio do Planalto, que entrou em peso na disputa na última semana para eleger Arlindo Chinaglia. Com uma candidatura lançada no início de dezembro, o peemedebista conseguiu reunir 14 partidos em torno de seu projeto, enquanto o PT atraiu apenas outras quatro legendas.

Além da presidência, o megabloco do PMDB terá prioridade para escolher três comissões para presidir antes do grupo liderado pelo PT.

Propostas
Entre as prioridades de Eduardo Cunha está em colocar o mais rápido possível em votação o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, que obriga o pagamento de emendas individuais de deputados, verba encaminhada para projetos nos redutos eleitorais dos congressistas. O peemedebista também é favorável a estender o modelo para emendas de bancada.

Cunha também propõe vincular o salário dos deputados aos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e na construção do anexo 5, para aumentar a oferta de gabinetes na Casa. Recentemente, o peemedebista também anunciou a intenção de criar uma nova comissão para tratar de políticas para pessoas com deficiência.

Terra

Leia Também