João Pessoa, 24 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campina grande

Secretário de Saúde da Paraíba participa de Dia D de combate à dengue

Comentários: 0
publicado em 24/02/2024 às 16h54
atualizado em 24/02/2024 às 13h55

O Governo da Paraíba realiza durante todo o dia deste sábado, (24) por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) o “Dia D” de Combate ao Mosquito da Dengue e Campanha de Multivacinação e Covid-19 em todo estado com o envolvimento dos 223 municípios paraibanos. Em Campina Grande, o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, esteve presente na ação que realizou busca ativa por focos do mosquito mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além de localizar e eliminar os focos do mosquito, a ação também teve um cunho educativo, pra que a população pudesse tirar dúvidas a respeito da prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

O secretário de Estado da Saúde ressaltou a relevância da ação integrada de prevenção. “Hoje é um dia de extrema importância porque envolve o Dia D de Multivacinação que casa também com o nosso Dia D de combate ao Mosquito da Dengue. Hoje os 223 municípios da Paraíba estão engajados nessa mobilização. São mais de 800 pontos de vacinação. Aqui em Campina Grande, a ações acontecem no Parque da Criança, no Terminal de Integração e em mais de 59 Unidades de Saúde da Família”, explicou Jhony Bezerra.

O secretário convocou ainda toda a população para aderir a ação e destacou a importância do envolvimento de todos. Segundo ele, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, bem como a forma grave de doenças, é um dever de todos.

“A mobilização contra o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) deve ser não só dos órgão públicos, mas também de toda a população. É fundamental que as pessoas abram as portas de suas residências para que os agentes de endemias possam visitar e eliminar qualquer possibilidade de foco do mosquito que transmite a dengue, a zica e a chikungunya. Essa mobilização que acontece hoje, mas ela deve ser permanente”, salientou.

Durante a ação, agentes de endemia e de saúde fizeram busca ativa em bairros da cidade para monitorar espaço e privados, identificando e eliminando possíveis criadouros, além de distribuição de panfletos. Em alguns municípios também foram distribuídos larvicidas e peixes piaba, que ajudam no controle e eliminação dos focos.

MaisPB

Leia Também