João Pessoa, 29 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mp-procon

Torcidas organizadas do Botafogo-PB assinam acordo para cadastro online

Comentários: 0
publicado em 29/08/2023 às 15h46
atualizado em 29/08/2023 às 12h53
Foto: Divulgação

Oito torcidas organizadas da Região Metropolitana de João Pessoa assinaram nesta segunda-feira (28) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e se comprometeram a realizar, no prazo de 90 dias, o seu cadastramento online e de seus membros de torcida.

Os torcedores e seus instrumentos serão cadastrados no Sistema de Apoio ao Cidadão (SAC), disponibilizado pela Polícia Militar. Eles não poderão adentrar ou permanecer nos estádios de futebol com qualquer material ou vestimenta que os identifique como membros da torcida.

Dentre as oito torcidas organizadas, sete representam o Botafogo-PB (‘Setor 31 – A Barra Alvinegra’; ‘Fúria Independente do Botafogo’; ‘Torcida Jovem do Botafogo’; ‘Associação BotaChop Paraíba’; ‘Torcidas Roots 1931’; ‘Império Alvinegro’ e ‘Torcida Belo Rasta Associação’) e uma, o Auto Esporte (‘Ultras 1936’).

Também assinaram o TAC o diretor-geral do MP-Procon e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do MPPB (Nudetor), o promotor Romualdo Tadeu de Araújo Dias; o diretor-regional do MP-Procon de Campina Grande, o promotor Sócrates da Costa Agra, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca.

O TAC foi celebrado durante reunião realizada no auditório da sede da Promotoria de Justiça de João Pessoa, após o coronel da PM, Tibério Leite, apresentar e explicar a plataforma Digital SAC, desenvolvida pela corporação a pedido do MPPB, para viabilizar o cadastramento online das torcidas e superar uma dificuldade que já dura mais de cinco anos.

Informações unificadas

O coronel Tibério explicou que o SAC é uma plataforma online que centralizará informações, possibilitando o cadastramento das torcidas, dos torcedores, dos projetos e ações sociais desenvolvidos pelas torcidas organizadas do Estado. Também facilitará solicitações para a realização de eventos esportivos e disponibilizará documentos normativos e instrutivos às torcidas.

“O sistema já foi usado na crise das escolas para proteger a comunidade escolar. A intenção da PM é proteger o futebol paraibano, os clubes e principalmente as torcidas organizadas e os torcedores, por meio do cadastramento e controle. Um futebol sem torcida e charanga é um futebol apático. Queremos valorizar as torcidas organizadas, oportunizar, inclusive, a apresentação de boas práticas. As torcidas organizadas precisam ser vistas de outra forma, de forma positiva pela população”, defendeu.

A presidente da FPF, por sua vez, destacou que a iniciativa do MPPB e da PM visa oferecer a segurança nos estádios e garantir a existência das próprias torcidas organizadas, uma vez que já há federações que querem proibir a entrada de torcidas não cadastradas nos eventos esportivos.

“Queremos agradecer o MP e o trabalho da PM para oferecer a segurança nos estádios. A torcida é um dos maiores pilares para que um time alcance bons resultados. Agora, estamos querendo organizar isso, não de forma autoritária. Queremos que vocês façam a parte de vocês para que nós possamos fazer a nossa parte. Queremos ser exemplo para o país”, disse aos representantes das torcidas.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Igreja tem estacionamento bloquado por manilhas de obras da triplicação

EM CABEDELO - 13/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas