João Pessoa, 09 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja nota

API e Amidi lamentam “intimidação” da STTP contra jornalistas de Campina

Comentários: 0
publicado em 09/08/2023 às 15h53
atualizado em 09/08/2023 às 15h19

A Associação Paraibana de Imprensa (API) e Associação de Mídia Digital (Amidi) emitiram uma nota conjunta, na manhã desta quarta-feira (09), repudiando as ações judiciais movidas pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Campina Grande (STTP) contra os jornalistas Geovanne Santos e Milton Figueiredo.

Os profissionais da comunicação questionaram as multas que vêm sendo aplicadas pela autarquia. Para as entidades que defendem a imprensa, o ajuizamento de ações representa uma “intimidação”.

“A API e Amidi repudiam toda e qualquer iniciativa intimidatória ou restrição de liberdade ao exercício da atividade jornalística, conclamando órgãos e gestores públicos a substituir a tentação de medidas autoritárias por posturas democráticas de diálogo, espírito público e exercício do contraditório”, diz o trecho.

Confira a nota completa:

A Associação Paraibana de Imprensa (API) e Associação de Mídia Digital (Amidi) manifestam pública solidariedade aos jornalistas Geovanne Santos e Milton Figueiredo, alvos de processos judiciais movidos pela direção da Superintendência de Transporte e Trânsito de Campina Grande (STTP).

No exercício de suas funções, os dois profissionais questionaram a atuação do referido órgão na aplicação de multas, crítica normal e legítima no Estado Democrático de Direito. O que poderia e deveria ser esclarecido com dados e explicações técnicas, deveres do serviço público, foi correspondido com ação judiciais e pedido liminar de remoção imediata de conteúdo, um flerte descabido com intimidação e censura.

A API e Amidi repudiam toda e qualquer iniciativa intimidatória ou restrição de liberdade ao exercício da atividade jornalística, conclamando órgãos e gestores públicos a substituir a tentação de medidas autoritárias por posturas democráticas de diálogo, espírito público e exercício do contraditório.

Marcos Wéric
Presidente da API

Heron Cid
Presidente da Amidi

MaisPB

Leia Também