João Pessoa, 12 de julho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Delgatti

Em depoimento à PF, hacker revela que Zambelli financiou ataques às urnas

Comentários: 0
publicado em 12/07/2023 às 16h20
atualizado em 12/07/2023 às 16h35
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O hacker Walter Delgatti Neto revelou nesta quarta-feira (12), em depoimento à Polícia Federal, que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) o financiava para atacar as urnas eletrônicas. De acordo com o jornalista Octavio Guedes, da GloboNews, Walter resolver entregar a parlamentar por medo de ser morto numa “queima de arquivo”.

No depoimento, o hacker afirmou que era pago para cometer uma série de irregularidades, como tentar invadir as urnas eletrônicas, telefones celulares de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele também revelou que se encontrava com a parlamentar no meio de rodovias, em locais escondidos e no período da madrugada. Por isso, o receio de ser assassinado, por queima de arquivo, motivou seu depoimento.

Walter Delgatti foi preso em 2019, mas solto logo em seguida. Voltou a ser detido em junho, por descumprir medidas judiciais e, mesmo sem poder acessar a internet, cuidava das redes sociais da parlamentar. Durante sua custódia, não era necessário tocar neste assunto, mas pelo medo, resolveu falar por medo de ser morto.

A posição de Carla Zambelli

A deputada Carla Zambelli afirmou que desconhece e nega os fatos noticiados em relação às declarações de Delgatti. Já o advogado de Zambelli, Daniel Bialski, informou que pedirá acesso aos autos e, depois de analisados, tomará todas as medidas cabíveis.

MaisPB com g1

Leia Também