João Pessoa, 30 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campina grande

PF mira suspeitos de “emprestar” contas para golpistas

Comentários: 0
publicado em 30/05/2023 às 16h59
atualizado em 30/05/2023 às 17h52
Foto: Divulgação/Governo Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Não Seja um Laranja 2, com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. Na Paraíba, dois mandados de prisão foram cumpridos em Campina Grande.

Ao MaisPB, a PF informou que um dos homens presos na operação se tratava de um albergado, que já respondeu na justiça por crimes patrimoniais. Os mandados foram cumpridos nos bairros da Malvinas e no centro. Eles foram encaminhados para o presídio do Monte Santo.

Ao total, a operação da polícia cumpriu 51 mandados de busca e apreensão, em 17 estados e no Distrito Federal, no contexto de investigações de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, vigente desde outubro de 2017, que se consolidou como referência interna e internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

MaisPB

Leia Também