João Pessoa, 25 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

3º dia da Semana da Publicidade UNIESP tem uma profusão de eventos, profissão, mercado e Metaverso

Comentários: 0
publicado em 25/05/2023 às 10h20
atualizado em 25/05/2023 às 08h54

Kubitschek Pinheiro e Daniel Costa

Metaverso, futuro, profissão, vendas, produção gráfica e eventos foram as temáticas abordadas por grandes nomes do mercado no penúltimo e terceiro dia da Semana da Publicidade 2023, com direito a presente de egresso para a Biblioteca UNIESP.

Amanhã já é sexta-feira, mas as atividades da 15ª Semana de Publicidade do Uniesp se estendem por toda esta quinta-feira (25), com uma profusão de assuntos ligados a modernidade e a linguagem mais avançada em sua fixação planetária. É isso mesmo, o Uniesp é um conjunto de conhecimentos em todas as áreas. E nenhum ervento produzido, termina, já o conhecimento pe diário.

Na manhã dessa quarta-feira (24), o evento recebeu Júnior Guerreiro (Antares Comunicação), que uma aula sobre “Profissões no Metaverso e Cenários Futuros”; Júnior Belo (tambor.biz), batendo um papo sobre o mercado de marketing de influência; Marianna Vieira (Diretora Regional da APP-PB e fundadora da Meio de Propaganda) fez esplanação sobre a “Profissão publicitário: tendências para refletir”; e Lorette Salgado (Track.co), compartilhando sua experiência sobre “O Processo de Vendas” foi o Antares Verso, no Metaverso (plataforma Spatial).

A atividade no ambiente virtual foi a segunda realizada em parceria com a Antares Comunicação e contou com a presença dos alunos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária do UNIESP tanto como plateia quanto como hosts, além dos profissionais da Antares Alex Perdomo e Aurélio Coutinho (egresso de Publicidade).


Em sua apresentação na Arena Sérgio Rique I, (que recebe o nome do saudoso publicitário da Antares), Júnior Guerreiro apresentou um panorama e tendências sobre profissões e possibilidades no Metaverso, além de destacar a importância de estar em constante atualização e aprendizado no segmento da comunicação, marketing e tecnologia.

Também na Arena Sérgio Rique I, no Antares Verso, os estudantes puderam conversar com Júnior Belo sobre o trabalho e oportunidades no segmento de digital influencer, diversidade e muito mais. Ou seja, aprendizado nas conversas, explanações e cara a cara.

Ainda na Arena Sérgio Rique II, Marianna Vieira apresentou cenários e possibilidades de atuação para os profissionais da Publicidade e muitas dicas de como se aperfeiçoar e potencializar a carreira. Na sequência, Lorette Salgado, egressa do curso de Publicidade, contou um pouco de sua trajetória profissional em diversos mercados e deu uma aula sobre o processo de vendas e sua importância para os profissionais da área.

Ao final das apresentações e bate papo entre convidados e alunos, todos se direcionaram para o Marcelo Piancó Hall, para um show virtual da aluna de Produção Publicitária UNIESP, Amanda Lyra, participante do The Voice Kids em 2016, que animou e contagiou virtualmente os participantes.

Visita Técnica

Ainda durante a manhã da quarta (24), os alunos de Publicidade e Propaganda realizaram, junto ao professor Vinícius Batista, uma visita técnica ao Jornal e Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação, a convite da diretora presidente, Naná Garcez, e do funcionário e concluinte do curso, Nilton Tavares Vieira, que guiou a visita pelas dependências de A União e apresentou toda a jornada do processo de produção gráfica dos produtos do grupo EPC. Ao final da visita, cada estudante ganhou de recordação um quebra cabeça com a foto retirada ao início da visita.

Biblioteca UNIESP recebe doação de livro de egresso de Publicidade e Propaganda

A programação da noite foi aberta com a doação feita por Fellipe Rocha de seu livro “Pensamento Orquestral: o palco da publicidade digital, os seus diferentes protagonistas e a quebra da hegemonia das agências” à Biblioteca UNIESP.

Ao receber os exemplares, a bibliotecária geral, Elaine Moreira, afirmou ser gratificante demais saber que o livro do egresso Fellipe Rocha é fruto de muito estudo e pesquisa em nossa instituição. Esse reconhecimento da parte dele não tem preço e estará disponível para todos os alunos. Já o professor Augusto Vaz, relembrou da trajetória de pesquisador científico de Fellipe, em um de seus projetos de pesquisa no curso de Publicidade e Propaganda, com grande orgulho em ver mais um egresso trilhando uma história de muita dedicação e ética, tanto em sua atuação profissional quanto acadêmica.

Fellipe Rocha agradeceu à Uniesp e à Biblioteca por recebê-lo de volta no momento de grande emoção para ele, com a entrega de seu livro. Ainda, relembrou que, “durante meus anos como estudante, passei incontáveis horas na biblioteca, imerso em livros, periódicos e recursos acadêmicos. Foi aqui que encontrei inspiração, expandi meus horizontes intelectuais e descobri o verdadeiro poder do conhecimento.”

Com a entrega dos exemplares à bibliotecária geral e ao coordenador dos cursos, Daniel Costa, Fellipe afirmou que “esta doação é a minha maneira de retribuir à comunidade acadêmica, que me apoiou e guiou nessa jornada. Sinto-me profundamente honrado em compartilhar o fruto do meu trabalho com a próxima geração de estudantes, pesquisadores e professores. Espero que minha obra seja fonte de inspiração, incentivando outros a buscarem o conhecimento e explorarem caminhos.”

O livro de Fellipe Rocha é publicado pela Editora Appris e está à venda no site www.editoraappris.com.br e também em outras plataformas, como Amazon, Livraria Leitura e Martins Fontes Paulista.

Mercado de Eventos

Dando sequência ao evento, o professor e psicólogo Augusto Vaz, veterano nos cursos de Publicidade, mediou um bate papo sobre o mercado de eventos com a participação de Júnior Guerreiro e Will Fonseca (Luz Criações), contando com grande interação dos estudantes e público presente.

Na conversa, os dois profissionais relataram suas atuações no segmento de eventos, tendo Junior Guerreiro realizado eventos virtuais no Antares Verso, como o lançamento do ambiente virtual da Antares Comunicação e a parceria com a 15ª Semana da Publicidade na manhã do mesmo dia, e atuado enquanto agência junto a clientes e produtoras de eventos.

Já Will Fonseca, trouxe para o diálogo seus 10 anos de experiência com produção de eventos, a exemplo do SEBRAE Pró Business, Campus Festival, Feira Construcon, Desafio Invocadores, entre outros, para dar uma aula sobre este mercado, além de apontar oportunidades, habilidades necessárias para a atuação profissional na área e ainda lançou, em primeira mão, um convite para os estudantes dos cursos de Publicidade e Produção Publicitária UNIESP participarem do mais novo projeto da Luz Criações.

Ativação de Marcas na prática brilham

Durante todo o penúltimo dia de Semana da Publicidade 2023, as ações de ativação de marca dos alunos da disciplina de Promoção de Vendas e Merchandising, que aconteceu em todos os dias do evento no Hall do Bloco Central, continuou a contar com a LIT Collective, Eli Mídia em Ônibus, UP Personalizados, com diversos produtos personalizados, e com a Amazing Donuts.

A Semana da Publicidade 2023 se encerra nesta quinta (25) e estudantes do UNIESP ou público em geral podem se inscrever gratuitamente no evento e nas atividades através do https://www.even3.com.br/semana-da-publicidade-uniesp-2023-343549

Imagens da Cobertura da Semana da Publicidade feitas pelos estudantes: Jayslana Araujo, Bruna Rayanna e Jaqueline Soares.

Leia Também